Quero abrir um Posto de Combustíveis, por onde começo?

Alguns empreendedores, diante da possibilidade de expandir os seus negócios, optam por investir seu dinheiro em postos de combustíveis. E na esperança de obter alta lucratividade em um curto espaço de tempo, acabam não pensando no que é essencial ainda no começo de sua jornada empreendedora.

No entanto, existem aspectos fundamentais que só podem ser implementados na primeira fase de estruturação dos postos, que serão fatores determinantes no sucesso a longo prazo deste investimento.

Você quer abrir um posto de combustíveis e não sabe por onde começar? Preparamos este artigo com três dicas importantes que o novo “proprietário de posto de combustíveis” deve conhecer.

Defina sua marca

A sua marca é o que fará o que seu posto ser reconhecido, ela é importante para criar uma base de clientes integrada e consistente. Nessa etapa você vai definir se o seu posto de combustíveis será bandeira branca ou franqueado, quais serão os padrões de marca, quais elementos e cores irão diferenciar a sua fachada, entre outros.

Além disso, a força de uma marca é capaz de tornar negócios mais sólidos e resistentes a dificuldades externas que venham a surgir, logo ela deve ser tratada sempre com um fator chave.

Localização

A localização também é de extrema importância. Opte por lugares que proporcionem algum nível de segurança tanto para o seu futuro posto de combustíveis, quanto para os seus futuros clientes. Nesse sentido, ruas movimentadas são uma ótima opção e de bônus você  ainda ganha um fluxo constante de clientes.

É importante lembrar que a avaliação rigorosa do local para se abrir um posto de combustíveis precisa levar em consideração as necessidades provenientes da infraestrutura desses estabelecimentos.

Legislação

Procure conhecer a legislação que regula as atividades dos postos de combustíveis. No Brasil quem fiscaliza e define normas para postos de combustíveis é a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), um órgão regulador que integra as indústrias de petróleo e gás natural e de biocombustível e define todas a regras que devem ser seguidas para a existência correta do seu posto.

Não só conhecer, mesmo depois de abrir um posto de combustíveis, é papel do proprietário se manter atualizado nas alterações e criação de novas regras, para evitar prejuízos desnecessários causados por eventuais infrações (às famigeradas multas).

Conquistando o sucesso

Portanto, abrir um posto de combustíveis não é uma tarefa simples, citamos acima apenas três entre inúmeros fatores que precisarão ser levados em consideração antes de começar a abastecer os veículos dos seus clientes. Mas não ache que é uma missão impossível.

Levando à risca todos os trâmites legais, definindo uma marca sólida e escolhendo o ponto ideal, você já terá percorrido uma longa jornada. Além disso, você poderá contar com parceiros e fornecedores durante todo o processo.

Entretanto existem hoje no mercado, empresas especializadas em cada etapa da estruturação de postos de combustíveis. Escolhendo os parceiros ideais, podemos garantir que o sucesso é garantido.

Confira esse Case de Sucesso clicando no banner ou AQUI

+Saiba qual a melhor cor para o seu negócio impactar e atrair clientes e conheça o estudo da psicologia das cores para Postos de Combustíveis.

+Entenda como empreendedores estão encontrando mais benefícios no gerenciamento dos postos de combustíveis bandeira branca

Mais conteúdos

Quer melhorar a comunicação visual do seu posto de combustível?

Entre em contato conosco