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3 maneiras de lidar com as reclamações de clientes no posto de combustível

24/05/2017 | Para postos de combustível

Um bom atendimento é a chave de sucesso para qualquer negócio que envolve interação entre pessoas. Por isso, é importante sempre ficar atento às reclamações de clientes.

O investimento nos produtos, sempre oferecendo o melhor, no investimento nos serviços e o no atendimento fazem uma grande diferença quando o assunto é a fidelização do cliente.

Quando o cliente se sente bem recebido, com bons produtos ofertados, ele sempre volta. Afinal, todos querem sempre o melhor.

Por isso, as reclamações de clientes devem ser levadas em conta, pois assim é possível atender às expectativas do cliente, repensando os processos e assim, trazer ainda mais clientes.

Por isso, a seguir traremos algumas maneiras de lidar com as reclamações. Sempre pensando em como melhorar o atendimento ao cliente, oferecendo não só o melhor preço, mas também o melhor atendimento.

Treinamento

Toda e qualquer equipe deve ser treinada. Normalmente, os clientes têm maior contato com os frentistas, porém todos devem receber treinamento.

Fazer um manual de como se portar para o frentista é importante, assim como o que o funcionário deve dizer ao cliente é importante. Dessa forma, o atendente saberá como deve receber o cliente, como deve ser a comunicação entre cliente e atendente.

Lembre-se de que a oferta de serviços deve ser feita, a comunicação tanto verbal quanto corporal deve ser amigável e sempre prestar atenção no que o cliente pede.

Reclamações de clientes

É muito importante prestar atenção no que o cliente diz. Afinal, ele é de grande importância para o seu negócio. Se você não atender às expectativas do cliente ele não continuará com você.

Por isso, é importante saber o que o cliente deseja. A forma mais fácil de descobrir é sempre perguntar. Por isso, já comece perguntando como pode ajudá-lo, assim que ele chegar.

Se o cliente não souber se explicar bem, uma forma de entender o que ele deseja é fazer algumas perguntas cruciais. Sempre deixando, é claro, que o cliente se expresse.

Quando ele deseja apenas gasolina é mais fácil. Mas você pode oferecer outros serviços. Porém, se ele está com algum problema no carro, por exemplo, e não souber se explicar. Faça perguntas sobre o que aconteceu.

E não se esqueça de que fazer o registro de qualquer tipo de reclamação, pois é muito importante. Dessa forma, você pode buscar formas específicas de melhorar o atendimento.

Análise das reclamações

É muito importante fazer o levantamento de reclamações de clientes. Pois, é assim que vai identificar quais são as reclamações que são feitas com maior frequência.

Ou seja, vai descobrir onde estão falhando. Tendo assim, uma maior possibilidade de consertar os erros, oferecendo um melhor serviço ao cliente.

Pensar em como essas reclamações serão solucionadas é muito importante. Pois, essas medidas podem ser a chave do sucesso ou não. Uma bom gestor é fundamental para saber quais medidas tomar.

E nunca veja uma crítica como algo negativo. Deve-se sempre tirar o maior proveito de uma reclamação, pois se deve levar como uma crítica construtiva, um meio de tornar o seu serviço cada vez melhor.

Conclusão

Pensar nas reclamações de cliente como algo positivo para o seu negócio é crucial. Pois, é a partir dessas reclamações que será possível otimizar cada vez mais o seu serviço.

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