fbpx

Como atingir as metas de venda no seu posto de combustível

24/10/2017 | Para postos de combustível

frentista posto de combustível

De uma forma simples, e usando o termo de uma forma que fique didático para este artigo, definiremos metas como o direcionamento para a força de vendas.

Por exemplo, esse mês teremos como meta vender x litros de gasolina comum, y litros de etanol, z litros de gasolina aditivada e assim por diante.

Isto posto, já colocamos o primeiro segredo para uma boa gestão de metas em um posto de combustível, ou seja, definimos exatamente o que queremos para um determinado período.

Mas porque isso é importante para meu posto de combustível?

Imagine que você esteja planejando uma viagem com sua família, e o destino escolhido esteja distante 10 mil km da sua casa, parece bem longe não é mesmo?

Agora suponhamos que você tenha 30 dias para chegar até o destino, você calcula e verifica que para completar o trajeto é necessário andar 333,33 km por dia, ficou muito mais tranquilo concorda?

No seu posto de combustível é a mesma coisa, se você disser para sua equipe quantos litros por mês precisa ser vendido, com certeza eles vão achar impossível, mas se vocês estabelecer metas diárias e semanais, todos vão ter a percepção que é possível bater a meta.

Por isso é muito importante, você pensar e estipular metas que sejam realistas mas ao mesmo tempo desafiadoras, respeitando o perfil e as características de cada frentista de modo que ninguém se sinta desanimado mas pelo contrário, se sinta motivado.

Bonificação por meta alcançada no seu posto de combustível

É ilusão acreditarmos que os frentistas de qualquer posto de combustível irão se dedicar mais as vendas simplesmente porque o dono da revenda solicitou que isso fosse feito.

Inegavelmente, todo profissional merece e quer ser bonificado por aquilo que ele faz além da conta, e o empregador precisa entender e usar isso a seu favor.

Bonificações são os melhores estímulos para que metas sejam alcançadas. Converse com sua equipe e verifique quais os tipos de bonificações que eles gostariam de receber, dinheiro, premios, dias de folga, analise tudo e veja se sua revenda tem condições de fazer essa bonificação.

Importante lembrar que todo colaborador deseja cumprir as metas estabelecidas, ele precisa apenas ter condições e motivação para fazer acontecer.

Como atingir as metas na minha revenda de combustível

Se você chegou até aqui na leitura, é provável que queira aumentar a galonagem na sua revenda de combustível e achou interessante ter um plano para alcançar as metas.

Abaixo listamos algumas dicas para que seu plano seja mais eficiente:

A meta precisa ser alcançável

Não adianta o gerente de pista (ou o proprietário da revenda) criar uma meta que seja impossível de ser alcançada pelos frentistas, pois a única coisa que conseguirá será fazer a equipe se sentir desmotivada.

Não tem como atingir metas de vendas sem a equipe de frentistas “compre a ideia” da meta para que ela realmente possa ser alcançada. Caso contrário, todo o planejamento vai por água abaixo.

Por isso ela precisa ser alcançável. Não adianta estabelecer uma meta fantasiosa e humanamente inalcançável pois isso prejudicará o resultado de toda a equipe e consequentemente toda a empresa.

A equipe precisa se sentir provocada a bater a meta! Uma meta sem sentido serve somente para desmotivar a equipe de vendas.

Peça para o frentista elaborar a sua própria meta

Quando o frentista diz qual é a meta que está disposto a bater, ele está se comprometendo em atingir uma cota. Isso fará ele buscar o que foi prometido.

Quando o gerente de pista estabelece as metas, ele muitas vezes não está levando em conta a capacidade e experiência do frentista. Já quando o frentista estabelece, ele está declarando para o gerente, para toda a força de vendas e para a empresa, que ele é capaz de atingir a cota.

Não subestime a importância das metas auto-impostas, elas são poderosas!

Utilize o comprometimento do frentista para garantir que ele irá zelar pelo cumprimento da sua meta.

Mostre o primeiro passo para a equipe de vendas

Não adianta criar uma meta de vendas junto com a equipe de frentistas e querer que eles façam tudo sozinhos. É preciso mostrar o caminho a seguir para alcançar o objetivo.

Isso significa que, não vai adiantar estipular uma meta ao frentista e dizer que ele tem que vender 500 mil litros de aditivada,, um aumento de 25% em relação ao ano passado e, por outro lado, não mostrar  como atingir metas de vendas como essa.

Deixe bem claro o que o frentista precisa fazer para atingir a sua meta:

O que ele precisa fazer mais
O que ele precisa aprimorar
O que ele precisa deixar de fazer

Essas atitudes farão com que o frentista se sinta seguro e entenda o que precisa fazer para alcançar a meta. Certamente, isso irá influenciar diretamente no resultado.

A meta não deve ser um bicho de 7 cabeças. A importância das metas está exatamente em sua simplicidade.

Por isso, precisa ser uma tarefa em conjunto de toda a equipe de frentistas, em busca de um resultado em comum.

Acompanhe as metas

Ter o controle do que está acontecendo com o desempenho e como está o comportamento da força de vendas influencia na meta.

Ter uma plataforma que lhe dê números para verificar o que os frentistas estão fazendo, aonde estão chegando e o que eles precisam fazer para chegar até a meta individual é essencial para que a meta global seja atingida.

Muitas vezes, na cabeça do frentista, quando as etapas da venda não estão desenhadas, a meta e o resultado não estão visíveis todos os dias, ele está fazendo tudo o que é possível para vender mais. Ele acredita que está dando o melhor de si!

Quando existe um dashboard, é possível acompanhar o impacto de pequenas ações (como oferecer aditivada na abordagem ou pedir para checar água e óleo)

A verdade é que, uma meta escrita e visível é muito mais fácil de ser alcançada. Por isso, deixar a meta visível para a equipe de frentistas é de grande importância na conclusão.

Aqui deixamos uma recomendação que é o sistema de gestão de metas que a ClubPetro desenvolveu, um sistema específico para postos de combustíveis que acompanha em tempo real a produtividade da sua equipe e mostra detalhadamente o resultado de cada frentista.

Clique na imagem abaixo para saber mais sobre o sistema de gestão de metas da ClubPetro

 

Artigos Relacionados
Glossário da comunicação visual para postos de combustíveis

Glossário da comunicação visual para postos de combustíveis

Muitas vezes donos e gestores de negócios se vêem diante da necessidade de contratar alguma espécie de serviço para o seu negócio, e no entanto, acabam esbarrando nas dezenas de particularidades e termos que só fazem sentido para o fornecedor daquela atividade...

Postos de bandeira branca: quais as vantagens desse nicho crescente?

Postos de bandeira branca: quais as vantagens desse nicho crescente?

Segundo dados de 2016 em uma pesquisa da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), 41,1% dos postos eram bandeira branca. Hoje, esse número atinge 48%, dos mais de 40 mil postos brasileiros. Em um momento incerto como o que estamos vivendo, é...