De uma forma simples, e usando o termo de uma forma que fique didático para este artigo, definiremos metas como o direcionamento para a força de vendas.
Por exemplo, esse mês teremos como meta vender x litros de gasolina comum, y litros de etanol, z litros de gasolina aditivada e assim por diante.
Isto posto, já colocamos o primeiro segredo para uma boa gestão de metas em um posto de combustível, ou seja, definimos exatamente o que queremos para um determinado período.
Mas porque isso é importante para meu posto de combustível?
Imagine que você esteja planejando uma viagem com sua família, e o destino escolhido esteja distante 10 mil km da sua casa, parece bem longe não é mesmo?
Agora suponhamos que você tenha 30 dias para chegar até o destino, você calcula e verifica que para completar o trajeto é necessário andar 333,33 km por dia, ficou muito mais tranquilo concorda?
No seu posto de combustível é a mesma coisa, se você disser para sua equipe quantos litros por mês precisa ser vendido, com certeza eles vão achar impossível, mas se vocês estabelecer metas diárias e semanais, todos vão ter a percepção que é possível bater a meta.
Por isso é muito importante, você pensar e estipular metas que sejam realistas mas ao mesmo tempo desafiadoras, respeitando o perfil e as características de cada frentista de modo que ninguém se sinta desanimado mas pelo contrário, se sinta motivado.
Bonificação por meta alcançada no seu posto de combustível
É ilusão acreditarmos que os frentistas de qualquer posto de combustível irão se dedicar mais as vendas simplesmente porque o dono da revenda solicitou que isso fosse feito.
Inegavelmente, todo profissional merece e quer ser bonificado por aquilo que ele faz além da conta, e o empregador precisa entender e usar isso a seu favor.
Bonificações são os melhores estímulos para que metas sejam alcançadas. Converse com sua equipe e verifique quais os tipos de bonificações que eles gostariam de receber, dinheiro, premios, dias de folga, analise tudo e veja se sua revenda tem condições de fazer essa bonificação.
Importante lembrar que todo colaborador deseja cumprir as metas estabelecidas, ele precisa apenas ter condições e motivação para fazer acontecer.
Como atingir as metas na minha revenda de combustível
Se você chegou até aqui na leitura, é provável que queira aumentar a galonagem na sua revenda de combustível e achou interessante ter um plano para alcançar as metas.
Abaixo listamos algumas dicas para que seu plano seja mais eficiente:
A meta precisa ser alcançável
Não adianta o gerente de pista (ou o proprietário da revenda) criar uma meta que seja impossível de ser alcançada pelos frentistas, pois a única coisa que conseguirá será fazer a equipe se sentir desmotivada.
Não tem como atingir metas de vendas sem a equipe de frentistas “compre a ideia” da meta para que ela realmente possa ser alcançada. Caso contrário, todo o planejamento vai por água abaixo.
Por isso ela precisa ser alcançável. Não adianta estabelecer uma meta fantasiosa e humanamente inalcançável pois isso prejudicará o resultado de toda a equipe e consequentemente toda a empresa.
A equipe precisa se sentir provocada a bater a meta! Uma meta sem sentido serve somente para desmotivar a equipe de vendas.
Peça para o frentista elaborar a sua própria meta
Quando o frentista diz qual é a meta que está disposto a bater, ele está se comprometendo em atingir uma cota. Isso fará ele buscar o que foi prometido.
Quando o gerente de pista estabelece as metas, ele muitas vezes não está levando em conta a capacidade e experiência do frentista. Já quando o frentista estabelece, ele está declarando para o gerente, para toda a força de vendas e para a empresa, que ele é capaz de atingir a cota.
Não subestime a importância das metas auto-impostas, elas são poderosas!
Utilize o comprometimento do frentista para garantir que ele irá zelar pelo cumprimento da sua meta.
Mostre o primeiro passo para a equipe de vendas
Não adianta criar uma meta de vendas junto com a equipe de frentistas e querer que eles façam tudo sozinhos. É preciso mostrar o caminho a seguir para alcançar o objetivo.
Isso significa que, não vai adiantar estipular uma meta ao frentista e dizer que ele tem que vender 500 mil litros de aditivada,, um aumento de 25% em relação ao ano passado e, por outro lado, não mostrar como atingir metas de vendas como essa.
Deixe bem claro o que o frentista precisa fazer para atingir a sua meta:
O que ele precisa fazer mais
O que ele precisa aprimorar
O que ele precisa deixar de fazer
Essas atitudes farão com que o frentista se sinta seguro e entenda o que precisa fazer para alcançar a meta. Certamente, isso irá influenciar diretamente no resultado.
A meta não deve ser um bicho de 7 cabeças. A importância das metas está exatamente em sua simplicidade.
Por isso, precisa ser uma tarefa em conjunto de toda a equipe de frentistas, em busca de um resultado em comum.
Acompanhe as metas
Ter o controle do que está acontecendo com o desempenho e como está o comportamento da força de vendas influencia na meta.
Ter uma plataforma que lhe dê números para verificar o que os frentistas estão fazendo, aonde estão chegando e o que eles precisam fazer para chegar até a meta individual é essencial para que a meta global seja atingida.
Muitas vezes, na cabeça do frentista, quando as etapas da venda não estão desenhadas, a meta e o resultado não estão visíveis todos os dias, ele está fazendo tudo o que é possível para vender mais. Ele acredita que está dando o melhor de si!
Quando existe um dashboard, é possível acompanhar o impacto de pequenas ações (como oferecer aditivada na abordagem ou pedir para checar água e óleo)
A verdade é que, uma meta escrita e visível é muito mais fácil de ser alcançada. Por isso, deixar a meta visível para a equipe de frentistas é de grande importância na conclusão.
Aqui deixamos uma recomendação que é o sistema de gestão de metas que a ClubPetro desenvolveu, um sistema específico para postos de combustíveis que acompanha em tempo real a produtividade da sua equipe e mostra detalhadamente o resultado de cada frentista.
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