fbpx

Como melhorar a gestão de um posto de combustível

24/05/2017 | Para postos de combustível

Gestão é a palavra-chave para o sucesso. Todo bom negócio deve garantir a sua lucratividade, e um posto de gasolina não fica de fora. A gestão de um posto de gasolina é a garantia da segurança, de sua lucratividade e de um bom atendimento.

Quando se fala em gestão, deve-se pensar não só na gestão financeira, mas também na gestão da loja de conveniência, por exemplo, na gestão ambiental e na gestão em geral do posto de gasolina, pensando no seu funcionamento.

Por isso, a seguir, especificaremos melhor como fazer uma boa gestão de seu negócio. Focando nos pontos chave no bom funcionamento de um posto de gasolina.

Gestão de um posto de gasolina

 A gestão geral de um posto de gasolina é muito importante. Pois, envolve, planejamento de pessoas, planejamento financeiro, inovação e marketing. Para isso, é importante que você tenha a ajuda de um bom gestor, com expertise em gestão de negócio e no mercado de postos de gasolina.

Inovação, por exemplo, é um fator crucial para atrair o público-alvo. Além disso, é preciso que toda empresa ofereça benefícios seja em serviço, seja em produtos.

Para que dê certo é preciso estabelecer metas, criando uma estratégia para cada meta ser alcançada. O gestor é responsável por definir essas metas, adequando sempre às necessidades do seu posto de gasolina.

O planejamento de pessoas, por exemplo, envolve gerir os funcionários da empresa, pensando sempre em como será feito o atendimento ao cliente. Além de focar no treinamento de como atendimento deve ser feito.

Nesse treinamento, tudo deve ser bem especificado. Pois, com uma equipe bem treinada a gestão funciona.

Atendimento Otimizado

Um bom atendimento vai definir se o cliente volta ou não ao seu posto de gasolina. Por isso, o atendimento ao cliente deve ser priorizado.

O treinamento da sua equipe é essencial para um bom atendimento. Os frentistas, por serem os primeiro a terem contato com os clientes devem receber um treinamento contínuo e específico.

Estratégia de Marketing

A estratégia de marketing também faz parte da sua gestão. É a partir dele que você vai conseguir captar novos clientes, além de manter contato com esse clientes através de conteúdo importante.

E mais, a partir do marketing é possível saber o que está ou não dando certo na gestão de um posto de gasolina, por ser um ótimo canal de comunicação.

Hoje em dia, contar com as redes sociais é uma grande vantagem e elas devem estar em sua estratégia de marketing. Monte, por exemplo, uma pagina de Facebook, divulgue o seu posto com boas fotos e boas chamadas.

Gestão financeira

Se você tem uma boa gestão financeira do seu posto de gasolina, você terá muitos benefícios, entre eles o entendimento de quanto o seu negócio está dando certo.

Além disso, ajuda a entender qual é a saúde do posto de gasolina, criando assim estratégias de como reduzir custos, onde é necessário um maior investimento, além de investir em um planejamento para um maior crescimento.

Para isso, é preciso que faça um fluxo de caixa que seja controlado desde o início do posto de gasolina. Ou seja, é preciso saber quanto entra e quanto sai, para saber quais são os seus lucros reais.

Ter assessoria de uma empresa de contabilidade pode fazer toda a diferença, uma vez que eles sabem todo o procedimento. Ou então, monte a sua própria equipe de contabilidade.

Ou seja, fazer um planejamento financeiro é essencial, dessa forma será possível ter um equilíbrio financeiro, conseguindo pagar as contas e operar bem o fluxo de caixa.

Gestão da loja de conveniência

É preciso pensar em todas as áreas do posto de gasolina, e a loja de conveniência é uma delas.

A loja é uma forma de chamar a atenção do cliente, por isso deve ser muito bem pensado, já que em um posto de gasolina fazer compras não é a grande prioridade. Porém, é uma ótima saída para comprar produtos de emergências.

Crie um bom design, sempre pensando em uma ótima estratégia visual para chamar a atenção do consumidor.

A gestão de um posto de gasolina engloba diferente áreas e para que tudo funcione corretamente é preciso planejamento e conhecimento de caso.

Gestão ambiental

É de suma importância ter a gestão ambiental, pois assim é possível minimizar os problemas que correspondem a poluição, por exemplo o vazamento de combustíveis.

Para isso, existem empresas que oferecem consultorias na área de gestão ambiental, oferecendo todas as informações necessárias para que os eu posto de gasolina faça uma boa gestão ambiental.

O negócio em si deve ser pensado nos mínimos detalhes, sempre pensando em fidelizar o cliente, oferecendo o melhor serviço e o melhor produto, sempre ouvindo o que o cliente deseja.

Precisando de Comunicação Visual para sua Revenda? Entre em contato com a gente!

Quero um Orçamento

 

Artigos Relacionados
Glossário da comunicação visual para postos de combustíveis

Glossário da comunicação visual para postos de combustíveis

Muitas vezes donos e gestores de negócios se vêem diante da necessidade de contratar alguma espécie de serviço para o seu negócio, e no entanto, acabam esbarrando nas dezenas de particularidades e termos que só fazem sentido para o fornecedor daquela atividade...

Postos de bandeira branca: quais as vantagens desse nicho crescente?

Postos de bandeira branca: quais as vantagens desse nicho crescente?

Segundo dados de 2016 em uma pesquisa da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), 41,1% dos postos eram bandeira branca. Hoje, esse número atinge 48%, dos mais de 40 mil postos brasileiros. Em um momento incerto como o que estamos vivendo, é...