fbpx

Comprar um posto de combustível é um bom negócio?

12/12/2017 | Mercado de combustível

Montar uma empresa própria ou comprar uma em andamento pode ser um dos primeiro dilemas para qualquer empresário na hora em que se vai empreender.
No ramo de revenda de combustíveis, também acontece a mesma coisa.

Falaremos um pouco nesse artigo sobre os pontos de atenção que você deve ter quando for uma adquirir uma revenda, seja ela um posto bandeira branca ou bandeirado.

Postos Bandeira Branca ou bandeirados

Talvez essa seja a primeira questão a ser analisada pelo pretendente a compra de um posto de combustível que já está em funcionamento.
Se o Posto for bandeirado seja ele de qualquer distribuidora existem contratos a serem analisados que podem ter sido firmados pela antiga gestão que precisam ser explicitados para uma análise e reflexão mais ampla.
Acordos de exclusividade de compra, acordos de comodato de tanques e bombas, acordos de loja de conveniência e troca de óleo por exemplo, tudo isso precisa ser questionado, analisado e refletido antes do momento da decisão de compra.

Em postos bandeira branca, embora não haja contrato entre Revenda e Distribuidora, se faz necessário analisar se existem contratos de longo prazo de compra de equipamentos ou algum tipo de financiamento de veículo por exemplo.
Como nos postos bandeira branca não existe nenhum auxílio financeiro da distribuidora, muitas vezes o empresário opta por fazer financiamentos, empréstimos e acordos de longo prazo como forma de viabilização do negócio em especial no seu início.

Dívidas e Impostos

Outro ponto que tenho certeza que você já sabe, mas apenas para deixar registrado no artigo, é sobre dívidas e impostos pendentes.
Na hora da pesquisa e investigação da empresa a ser adquirida, obviamente você irá analisar se o objeto de aquisição tem dívidas com bancos e fornecedores, além de tributos atrasados.

Caso haja pendências, esse passivo precisa ser quantificado e uma negociação aberta, seja para que a dívida seja quitada pela gestão antiga ou para que o montante seja descontado do valor da compra.

Processos Trabalhista e Ações Judiciais

Aqui também, acredito que não tenha novidades, ainda no processo de pesquisa e investigação do posto de combustível a ser adquirido, é necessário verificar se todos os funcionários estão registrados ou qual tipo de acordo está firmado com cada um, lembrando que recentemente houve uma mudança na lei trabalhista.

No caso de efetivação do negócio, e havendo demissões durante este processo certifique-se se os funcionários foram pagos corretamente e previna-se contratualmente responsabilizando a gestão anterior sobre esses débitos.

Outro ponto é com relação a ações judiciais deve-se observar se existe alguma que já foi executada seja ela de qualquer natureza e como isso influenciará no andamento da empresa, por exemplo uma ação ambiental ou uma ação de interdição pode impedir o funcionamento pleno do estabelecimento.

Pontos positivos e negativos

Não existe nada que seja somente benefícios, existem pontos desfavoráveis em todas as situações, abaixo listamos alguns pontos positivos e negativos se você comprar adquirir postos bandeira branca ou bandeirados

Lado Bom

  • Fornecedores já conhecem a empresa
  • Funcionários já são conhecido e treinados
  • Equipamentos funcionando regularmente
  • Capital de giro pode ser mais baixo, pois já há estoque
  • Clientela fixa, o que pode gerar um lucro mais rápido

Lado Ruim

  • Maus hábitos que não condizem com sua forma de conduzir o negócio
  • Risco do mercado não reconhecer a marca
  • Problemas com a imagem da empresa
  • Movimentação e lucratividade supervalorizada pelo antigos donos

Conclusão

Lembre-se que qualquer ponto que ficar mal amarrado numa transação dessa natureza pode colocar em risco a sustentabilidade do seu posto de combustível.

Por isso, na hora de colocar em prática avalie todas as variáveis e, de preferência, procurar um especialista para orientá-lo no investimento.

Na sua experiência, tem mais alguma dica importante? Deixe aqui nos comentários!

A Imatec Visual é especialista em comunicação visual para postos de combustíveis.
Atendemos em todo território nacional executamos postos bandeira branca e bandeirados.

Trabalhamos com:

  • Testeiras em Lona
  • Testeira em Acm
  • Totens
  • Sinalizadores de produtos
  • Personalização de troca de óleo
  • Móveis de pista

Clique e solicite um orçamento ou ligue (19) – 3872-5233

Artigos Relacionados
Postos de bandeira branca: quais as vantagens desse nicho crescente?

Postos de bandeira branca: quais as vantagens desse nicho crescente?

Segundo dados de 2016 em uma pesquisa da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), 41,1% dos postos eram bandeira branca. Hoje, esse número atinge 48%, dos mais de 40 mil postos brasileiros. Em um momento incerto como o que estamos vivendo, é...

Seja sincero, em qual posto você abasteceria seu carro?

Seja sincero, em qual posto você abasteceria seu carro?

Pegando o exemplo do artigo anterior imagine você chegando num local desconhecido, você com sua família procurando um restaurante para almoçar. Em qual restaurante você entraria com eles? Em algum restaurante com a fachada limpa e bonita e bem cuidada ou num local...

PCC opera postos de combustíveis em SP

PCC opera postos de combustíveis em SP

De acordo com o presidente da Fecombustíveis, crime organizado usa estabelecimentos para lavar dinheiro de roubos. O presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), Paulo Miranda Soares, disse nesta quinta-feira que o...