fbpx

Como a comunicação visual em postos de combustíveis influencia em sua lucratividade

17/09/2020 | Para postos de combustível, Sem categoria

Todos os negócios considerados bem sucedidos compartilham de uma variável comum: sua excelente comunicação visual. Da fabricante de pneus Michelin ao Campeonato Mundial de Fórmula 1, é a presença de uma comunicação visual bem desenvolvida que garante que tanto essas, quanto qualquer outra atividade empreendedora, se mantenha atuando com longevidade, solidez e fidelidade por parte do seu público.

Esse é um conceito que deve estar muito bem definido para todo proprietário de posto de combustíveis, pois se trata de um fator determinante na escolha dos consumidores quando precisam decidir onde abastecer os seus automóveis.

É a forma como o seu estabelecimento se destaca visualmente que irá despertar mais atratividade para as pessoas e, como consequência disso, maior lucratividade.

Quem não é visto…

Existe uma máxima que não podia ser mais adequada para o assunto do qual tratamos aqui:

“Quem não é visto não é lembrado!”

A comunicação visual do seu posto de combustíveis, quando feita por profissionais que são especialistas nesse segmento, irá garantir que ele seja diferenciado, seja facilmente reconhecido e consiga a atenção necessária para atrair o maior número de motoristas possíveis em sua região.

A diferenciação é quando o seu posto de combustíveis (vamos chamá-lo de “posto X”) se depara com um mercado altamente competitivo (“postos Y”), e precisa buscar ferramentas que façam com que o consumidor entenda da forma mais simples possível, a diferença positiva que houve em sua experiência ao abastecer no posto X, em relação aos postos Y. 

No final das contas, são experiências visuais exclusivas que irão fazer com que os motoristas se recordem do local ideal para abastecer seus automóveis, e o façam com recorrência.

Recorrência = Lucratividade

Multa é sempre sinônimo de menos dinheiro

Existe uma portaria que regulamenta algumas especificidades quando falamos de elementos e comunicação visual em postos de combustíveis, como:

  • Os totens de preços precisam apresentar no mínimo 95cm de largura e 180cm de altura;
  • Os quadros de avisos com os dados da ANP, horário de funcionamento, razão social e outros, precisam apresentar no mínimo 95cm de largura e 180cm de altura;

Conhecer essas normas e exigir que elas sejam aplicadas da maneira correta no seu posto, garantirá maior alinhamento junto aos órgãos reguladores e impedirá que autuações financeiras impactem negativamente em seu negócio. Saiba mais aqui sobre o que é permitido e o que é proibido na comunicação visual dos postos de combustíveis.

Atendimento ágil e de qualidade

Muitas pessoas recorrem a esses termos quando buscam maximizar a lucratividade em seus  negócios, no entanto, poucas delas realmente conseguem de fato empregar essas características na hora de lidar com o seu público. Afinal, estamos falando de aspectos realmente desafiadores, tendo em vista as complexidades no dia-a-dia da atividade empreendedora. 

A comunicação visual pode ser uma aliada importante para encurtar o caminho entre a teoria e a prática.

Quando um proprietário de postos de combustíveis opta por direcionar uma atenção mais ampla para a comunicação visual e a executá-la de maneira eficiente, ele está encurtando o tempo de mediação (atendimento) na venda entre o seu colaborador e o seu cliente.A partir daí, a qualidade no atendimento do seu posto de combustíveis vai sendo conquistada de forma natural, na medida em que esforços nesse sentido vão sendo executados.

Concluíndo…

Mostramos aqui apenas algumas evidências de como a comunicação visual em postos de combustíveis influencia em sua lucratividade, mas existem inúmeras outras. Tire um tempo para observar o seu posto e encontrar pontos em sua comunicação visual em que poderiam ser aplicadas melhorias.

É fato que proprietários de postos possuem muitas variáveis em seu negócio para se preocupar, mas nunca se esqueça que é de extrema importância para o sucesso e longevidade de sua gestão, que esse atributo esteja recebendo a atenção necessária.

Artigos Relacionados
Glossário da comunicação visual para postos de combustíveis

Glossário da comunicação visual para postos de combustíveis

Muitas vezes donos e gestores de negócios se vêem diante da necessidade de contratar alguma espécie de serviço para o seu negócio, e no entanto, acabam esbarrando nas dezenas de particularidades e termos que só fazem sentido para o fornecedor daquela atividade...

Postos de bandeira branca: quais as vantagens desse nicho crescente?

Postos de bandeira branca: quais as vantagens desse nicho crescente?

Segundo dados de 2016 em uma pesquisa da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), 41,1% dos postos eram bandeira branca. Hoje, esse número atinge 48%, dos mais de 40 mil postos brasileiros. Em um momento incerto como o que estamos vivendo, é...