Como escolher a cor ideal do posto bandeira branca?

importância do logotipo em postos de combustível
A importância do logotipo no posto de combustível
1 de setembro de 2018
Exibir tudo

Como escolher a cor ideal do posto bandeira branca?

cor ideal do posto de combustível

A escolha da cor ideal do posto de combustível para compor o logotipo e a identidade visual deve ser cautelosa. A coloração é responsável por causar sensações e percepções nas pessoas, além de aumentar o reconhecimento da marca. Segundo estudos, 80% das pessoas lembram-se de determinada marca somente quando ela possui as cores da sua preferência.

A tonalidade certa do seu posto de gasolina pode alavancar as vendas e tornar seu empreendimento conhecido. Por isso, você não deve escolher a cor do seu posto baseado em suas preferências pessoais. Deve-se realizar um estudo do público-alvo para descobrir quais colorações transmitem as emoções que sua marca deseja emitir.

Neste artigo, a Imatec Visual mostra como escolher a cor ideal do posto de combustível e o quão importante isso é para o sucesso do seu negócio.

Entenda a psicologia das cores para escolher a cor ideal do posto

A psicologia das cores é uma técnica que estuda o comportamento do cérebro diante de informações captadas visualmente. Essa análise indica que as cores influenciam diretamente na mente do consumidor, estimulando-o em seu processo de compra.

A cor ideal do posto de combustível deve ser escolhida de acordo com os hábitos do público-alvo e suas percepções. Abaixo, veja quais cores são ligadas às sensações e emoções das pessoas para adotar as melhores para a sua marca.

guia para cor ideal do posto

Vermelho: cor emocionalmente intensa. Estimula a impulsividade, transmite energia e cria sensação de urgência. Além disso, aumenta o apetite e induz os consumidores à compra.

Azul: sensação de segurança, higiene e paz. Geralmente utilizado para atender aos consumidores mais racionais por demonstrar confiança.

Amarelo: otimista, jovem, chama atenção. O amarelo é associado à cautela e clareza, além de significar credibilidade quando combinado com outras cores.

Verde: é a cor mais associada à natureza. O verde transmite equilíbrio, segurança, harmonia e crescimento.

Preto: significa poder, luxo, suavidade e sofisticação. O preto combina perfeitamente com todas as cores e pode transmitir sensações distintas.

Branco: sensação de calma, frescor e pureza. O branco é uma das cores mais neutras da paleta e dá a impressão de luminosidade, combinando perfeitamente com todas as cores.

Rosa: romântico, feminino, carinhoso. O rosa é muito utilizado para se referir às mulheres. Pode demonstrar inocência, feminilidade e rompimento de preconceitos.

Laranja: cor derivada do vermelho. Sensação de energia, ânimo, juventude, calor, entusiasmo e humor. Além disso, estimula a criatividade e atrai consumidores no ato da compra.

Roxo: remete a mistério, calma e sensatez. Representa a criatividade, a sabedoria e o respeito.

Entenda o círculo cromático

círculo cromático para cor ideal do posto

A identidade visual de um posto bandeira branca não é feita apenas de uma cor, e sim de pelo menos três cores combinando entre si. O círculo cromático nos ajuda a entender a relação entre as tonalidades e a definir a melhor associação para a sua marca.

As cores que estão em lados opostos no círculo, como o vermelho e o verde, são chamadas de complementares e causam sensação de contraste. As cores vizinhas, como laranja, vermelho e rosa, são chamadas de análogas. Essa relação cria impressão de calma e simpatia. Há ainda a paleta monocromática que surge quando usamos variações de tonalidade de uma mesma cor e passa sensação de estabilidade.

Existem infinitas possibilidades de combinações que podem ser utilizadas para formar a identidade visual do seu posto de combustível. Teste as melhores relações entre os consumidores do seu negócio e escolha a cor ideal do posto de combustível para representar o seu serviço. Tenha cuidado para não eleger cores que transmitem uma imagem errada do espírito da marca.

A importância da cor certa para o seu posto

importância da cor ideal para posto

A consciência sobre a psicologia das cores e o entendimento do seu consumidor é imprescindível para escolher a cor ideal do posto de combustível. O resultado de uma boa seleção de tonalidades faz com que a ideia da sua marca seja transmitida de forma eficaz. O objetivo da psicologia das cores é persuadir os consumidores por meio de ideias e valores do serviço, comunicando exatamente o que a marca é ao seu público-alvo.

Se você deseja adotar as cores certas para o seu negócio obter sucesso, conte com a Imatec Visual! Somos uma empresa especializada em comunicação visual para postos de combustíveis, responsáveis por desenvolver desde o projeto até a execução da imagem para criar a melhor identidade visual para o seu posto.

Entre em contato conosco e saiba como nossos profissionais irão te ajudar a encontrar as cores certas para o seu posto de combustível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *