Distribuidora de combustível: cuidados na hora de contratar

como montar um posto de combustível
Saiba como montar um posto de combustível
20 de julho de 2018
como colocar posto de combustível à venda
Dicas úteis para colocar posto de combustível à venda
2 de agosto de 2018
Exibir tudo

Distribuidora de combustível: cuidados na hora de contratar

distribuidora de combustível

Um dos pontos mais delicados na hora de contratar os serviços de uma distribuidora de combustível para o seu posto é o momento de fechar contrato. Em muitos casos, os empresários inseridos no ramo de postos de combustíveis acabam agregando muito estresse nessa hora. Ao invés de um parceiro, ganham um inimigo. Isso porque a pressa leva à imperfeição, ou seja, na ânsia de abrir o estabelecimento o mais rápido possível, alguns pontos são ignorados.

Muitas vezes por falta de orçamento, o proprietário do posto de combustível opta pelo mais barato e assina contratos que podem atrapalhar o andamento do seu negócio, consequentemente a lucratividade. Distribuidora de combustível oferece vários benefícios para um posto, seja pela marca com forte presença no mercado, market share consolidado, marketing coletivo e muitos outros, mas todas as vantagens não tiram o dever de analisar cada detalhe do contrato.

Pontos principais ao contratar uma distribuidora de combustível

Cuidados ao contratar uma distribuidora de combustível

Tempo de contrato

O indicado é que contratos de longa duração sejam sempre evitados. A prática de longo prazo obriga o responsável pelo posto de combustível a ter fidelidade com a distribuidora de combustível. Independentemente do preço praticado, a compra deve ser efetuada para que o abastecimento possa ser mantido. Sem a lealdade forçada, você se torna livre para pesquisar ofertas que se encaixem com seu orçamento e não causem prejuízos para o empreendimento.

Volume de vendas

Deve-se fixar um volume 10% abaixo da média mensal emitida a partir do volume de vendas anual. No caso de uma média mensal de 100m³, o correto é fechar contrato de 90m³ e não 110m³. Desse jeito, a probabilidade de risco de não cumprimento do combinado é relativamente inferior.

Bonificações

Atente-se quanto à verba fornecida pela distribuidora de combustível. Sempre que possível, evite garantir a quantia antecipadamente. O indicado é receber bonificações a cada três meses ou por semestre após bater metas estabelecidas. Quando se recebe antecipadamente, a distribuidora ganha algumas vantagens em cima do seu negócio.

Posses

Garanta suas posses antes de contratar uma distribuidora de combustível

O contrato de comodato, ou seja, aquele que disponibiliza um empréstimo que deverá ser restituído num prazo determinado, pode ser perigoso. Procure ser o dono de itens importantes como tanques subterrâneos e bombas medidoras. Tudo para evitar que seu negócio sofra com ausência de determinados materiais por questões contratuais. Além disso, ter posse de alguns equipamentos importantes pode garantir benefícios em eventual mudança de bandeira.

Franquia de serviços

Entenda que qualquer procedimento que exija investimento, juntamente exige análise minuciosa. Antes de adquirir franquias de conveniências, troca de óleo e outros serviços, pense com calma a viabilidade que possuem. Lembre-se que o contrato da distribuidora de combustível não deve obrigar nenhum empresário a aceitar tudo o que é oferecido.

Em suma, são muito comuns os casos de atritos entre proprietários de postos e distribuidoras de combustível. A relação comercial estabelecida entre as partes precisa ser bem esclarecida no momento do contrato. A distribuidora de combustível, na maioria das vezes, cumpre o que foi acordado. Dessa forma, é função do contratante, ou seja, o dono da revenda do material, tomar os cuidados necessários para não assinar acordos abusivos que podem prejudicar a durabilidade do negócio.

Vai contratar uma distribuidora de combustível? Veja as dicas.

Quando negociar com a distribuidora de combustível que mais se encaixar com suas necessidades, analise se não é hora de investir na identidade visual do posto de gasolina. Para isso, conte com a Imatec Visual. Somos uma empresa especializada em comunicação visual e oferecemos o serviço adequado para repaginar a imagem de postos de combustíveis. Navegue pelo nosso site e conheças os projetos desenvolvidos pelos nossos profissionais. Além, é claro, de conferir as outras dicas e notícias do nosso blog e curiosidades da testeira em ACM e testeira em lona que usamos em nosso trabalho. Sinta-se à vontade para entrar em contato para mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *