fbpx

Dicas e custos para quem quer abrir um Posto de Combustível

12/05/2017 | Mercado de combustível

Pensando em abrir um posto de combustível?

O preço da gasolina não tem agradado muito aos consumidores ultimamente, mas abrir um posto de gasolina é uma excelente ideia para quem possui capital de investimento e visa lucros altos. Este tipo de empreendimento sofre menos com crises econômicas, pois a necessidade de transporte é básica e não deixa de existir quando a sociedade passa por momentos de recessão. O preço de compra de combustíveis em grandes volumes também ajuda a fazer com que o faturamento mensal desse segmento geralmente fique entre 40 e 80 mil reais, o que varia de acordo com a localização, tamanho do posto, horários de funcionamento, etc.

Com um crescimento exponencial de concorrência e também seguindo os moldes dos postos norte-americanos, esse nicho no Brasil vem oferecendo diferentes serviços, como confortáveis lojas de conveniência, serviços de limpeza e mecânica de automóveis, venda de acessórios e até mesmo padarias. Portanto, fazer um planejamento bem detalhado é o primeiro passo antes de tirar a ideia do papel. Obviamente, como em todo negócio, há fatores de riscos e cuidados específicos que devem ser sempre lembrados.

Imatec - Comunicação Visual para Postos de Combustíveis

Localização

O primeiro e mais importante passo é o local onde o posto vai funcionar. Para postos de combustível que vão atender carros de passeio, as exigências mínimas das distribuidoras quanto a espaço livre variam entre 800 e 1000 m². Já para os postos de rodovias, que vão atender caminhões, ônibus e carretas, o local deve ter mais de 5000 m².

Equipamentos

Também é preciso adquirir equipamentos como: bombas e filtros de combustível, tanques para armazenar combustíveis, balança de ar, compressores de ar para alimentação de ventiladores e materiais para sinalização de preços, promoções e ofertas. Pensando na segurança que esse tipo de estabelecimento exige, é melhor adquirir materiais de primeira linha, eles vão evitar dores de cabeça com manutenção e até mesmo com acidentes no futuro. Vale lembrar também que, dependendo da distribuidora que for contratada para vender combustível ao posto, muitos desses matérias podem vir já incluídos no contrato, portanto, antes de sair pesquisando e comprando equipamentos, certifique-se de que seu fornecedor não vai te oferecer o que for necessário.

Estrutura

Os gastos com local, estrutura e compra dos combustíveis das distribuidora fazem com que o investimento inicial em posto não seja tão baixo: os valores variam entre R$650 mil e R$800 mil. E vale lembrar que possível começar o negócio obtendo um financiamento, com juros baixos, de parte da construção através do BNDES.

Confira algumas dicas práticas para quem desejar entrar para o negócio:

  • Localização: O posto de combustível deve ser construído em um ponto bem iluminado, próximo a vias largas e bem sinalizadas e também deve ficar no lado da via que facilite a entrada do motorista. Observar a concorrência na vizinhança também é importante; se a sua distribuidora de combustíveis não pratica preços tão competitivos quanto os de um posto vizinho, é melhor repensar seu ponto comercial.
  • Preste atenção nas licenças, leis e regras: Além da documentação obrigatória para abrir qualquer empresa, no caso dos postos de combustível também é necessária uma licença ambiental, já que acidente nesse tipo de empreendimentos podem gerar muitos danos à natureza. Os órgãos responsáveis por pelas regras que regem as licenças para esses estabelecimentos são: o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e a Agência Nacional de Petróleo (ANP). Além de se ajustar às diretrizes desses órgãos, também é preciso verificar junto à prefeitura ou ao Governo Estadual se há permissão para instalar o posto em determinado ponto.

Precisando de Comunicação Visual para seu posto de combustível? Não feche negócio antes de falar com a gente!

Artigos Relacionados
Postos de bandeira branca: quais as vantagens desse nicho crescente?

Postos de bandeira branca: quais as vantagens desse nicho crescente?

Segundo dados de 2016 em uma pesquisa da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), 41,1% dos postos eram bandeira branca. Hoje, esse número atinge 48%, dos mais de 40 mil postos brasileiros. Em um momento incerto como o que estamos vivendo, é...

Seja sincero, em qual posto você abasteceria seu carro?

Seja sincero, em qual posto você abasteceria seu carro?

Pegando o exemplo do artigo anterior imagine você chegando num local desconhecido, você com sua família procurando um restaurante para almoçar. Em qual restaurante você entraria com eles? Em algum restaurante com a fachada limpa e bonita e bem cuidada ou num local...

Comprar um posto de combustível é um bom negócio?

Montar uma empresa própria ou comprar uma em andamento pode ser um dos primeiro dilemas para qualquer empresário na hora em que se vai empreender. No ramo de revenda de combustíveis, também acontece a mesma coisa. Falaremos um pouco nesse artigo sobre os pontos de...