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Dicas para vender seu Posto de Gasolina

01/05/2017 | Para postos de combustível

Confira os passos que vão facilitar que você encontre um comprador para seu posto de combustível.

A venda de um posto de gasolina pode ser um ótimo negócio; os estabelecimentos do segmento, além de possuírem um alto valor de mercado, também atraem dois tipos de compradores, os empresários e as grandes marcas de combustíveis, interessadas em aumentar seus números de franquias.

Para facilitar esse tipo de venda e angariar mais compradores, alguns aspectos devem ser observados, como localização, demanda dos consumidores, gestão de estoque, segurança, posicionamento de mercado e claro, estrutura física.

Para realizar uma boa venda, daremos algumas dicas úteis para aqueles que pretendem vender um posto de gasolina.

Localização do estabelecimento

Como em todo negócio, o um dos primeiros tópicos que o comprador vai observar é o ponto. Esse ponto é o que dita a demanda de um posto de gasolina e é um fator crucial para faturamento do negócio. Postos em rodovias são mais valorizados, claro, até pelo fato de que seu espaço físico é substancialmente maior do que o dos postos em vias urbanas.

Além de observar o potencial de demanda, o comprador vai analisar se o local possui alguma restrição ou condição especial para o funcionamento do negócio. Esse detalhe pode ser conferido no Plano Diretor Urbano da cidade e é um fator determinante para a definição de preço de venda de um posto. Esse plano estabelece que atividades podem funcionar em determinada localização e pode ser consultado nas prefeituras de cada cidade.

Outra questão importante ainda nesse tópico é de que geralmente os postos de gasolina situados em avenidas têm um valor menor do que os postos situados em ruas de bairro. Isso pode parecer estranho, mas a causa dessa desvalorização é a concorrência. Geralmente avenidas têm um posto de combustível a cada dois ou três quarteirões, enquanto os postos de bairro faturam com uma clientela correspondente a uma região geográfica muito maior, o que facilita inclusive a prática de preços mais altos.

Visual do posto

Dificilmente você vai encontrar um comprador disposto a reformar e investir no acabamento e identidade visual do posto que pretende adquirir, já que isso afetaria no tempo de que esse novo proprietário levaria para começar a faturar.

Postos com faixadas envelhecidas, instalações elétricas e hidráulicas ruins, que não possuem uma boa estrutura de comunicação com o público alvo, com materiais e bombas desgastados, são péssimos para atrair compradores.

A parte física desse tipo de estabelecimento é um dos maiores chamarizes de público. Carros são um investimento na vida de seus donos e existe uma preocupação por parte desses donos de veículos em cuidar bem desse investimento; um dos maiores exemplos desse cuidado exercido quanto ao carro é não abastecê-lo em postos que visualmente não passam confiança.

Portanto, vale uma reforma antes de colocar o negócio. Deixar o posto de gasolina limpo, bem acabado e chamativo pode aumentar o valor das cifras que serão recebidas com a sua venda.

Segurança do posto de gasolina

É importante também verificar se o posto atende às normas de segurança e tem todas as licenças necessárias.

Se o posto não segue todas as normas quanta à segurança estrutural exigidas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e seu laudo for negativado pelos órgãos competentes, a reforma exigida pode chegar a valores muito altos, o que, com certeza, também desanima qualquer comprador.

Outro aspecto quanto à segurança dos postos de combustível é ligado à sinalização: os postos devem possuir todas as indicações de segurança como entrada, saída e serviços.

Além disso, é fundamental na segurança desse nicho, a preocupação com a integridade física dos funcionários, o que traz a importância de se verificar se o posto não está estabelecido em locais com altos índices de criminalidade.

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Imatec - Comunicação Visual para Postos de Combustíveis

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