fbpx

Equipamento para posto de combustível: tudo o que você precisa saber!

04/09/2017 | Para postos de combustível

No artigo de hoje, você verá que tipo de equipamento para posto de combustível é essencial para a operação desse negócio

O Brasil se tornou, ao longo das últimas décadas, em um dos maiores produtores de combustíveis do mundo, com petrolíferas espalhadas pelo país, chegando muito próximo de sua autossuficiência.

O país também cresceu ampliando sua população urbana e, por consequência, a sua frota de veículos, chegando até mesmo a equiparar-se com nações desenvolvidas, como Estados Unidos, Japão, Alemanha e Reino Unido.

Veículos particulares, transporte público e privado, caminhões de cargas e outros tantos somente aumentaram a demanda por combustível pelo Brasil afora. O resultado é um mercado perfeitamente preparado para ser explorado pelos postos de combustíveis.

Se você está pensando em empreender nesse segmento, confira o conteúdo que preparamos para você! No post de hoje, você conhecerá os equipamentos para postos de combustível que são essenciais para a operação desse negócio. Acompanhe!

A necessidade de saber sobre os equipamentos para postos de combustível

Para o empreendedor que busca por informações para se inserir no mercado de postos de combustível, é clara a necessidade de capacitação e aperfeiçoamento empresarial, o que significa inserção e imersão completa neste segmento.

Para isso, são necessárias algumas informações preliminares, como a planta do local que será implantado o posto, o conhecimento de leis sobre a comercialização desse tipo de produto, atualização sobre o comportamento do consumidor, que está cada vez mais exigente, e uma boa pesquisa de mercado. Além disso tudo, é fundamental, ainda, conhecer os equipamentos mínimos necessários para o funcionamento adequado de um posto de combustível.

O Brasil está necessitado de mais postos de combustível de qualidade em suas rodovias e cidades, o que significa que o mercado está em expansão para quem souber aproveitar essas oportunidades. Para figurar nesse rol, é essencial conhecer os equipamentos para postos de combustível que serão demandados em seu trabalho.

Equipamento para posto de combustível: O que é necessário?

Para dar andamento ao seu projeto, veja a seguir alguns dos principais equipamentos para postos de combustível.

Espaço administrativo

Microcomputador completo para a administração, assim como impressora, telefone sem fio, mesa, cadeiras, armário e itens de escritório.

Equipamentos essenciais para a operação do posto de combustível

Elevador hidráulico automotivo, compressor de ar, impressora de cupom fiscal, calibrador de pneus, trocador de óleo a vácuo, kit completo de câmeras de segurança, armário para guardar óleos e lubrificantes e balcão de serviços são alguns dos equipamentos para postos de combustível essenciais para o funcionamento do estabelecimento.

De acordo com o Sebrae, para um posto de combustível em uma área de 900 m² e que oferece serviços de troca de óleo e borracharia em perímetro urbano, o investimento nestes equipamentos citados será em torno de R$ 22.000,00.

Além desses equipamentos, também são necessários:

  • Bombas mecânicas comerciais
  • Bombas mecânicas industriais
  • Bombas eletrônicas comerciais
  • Bombas eletrônicas industriais
  • Tanques de armazenamento de combustíveis (fabricados conforme normas específicas da ABNT)
  • Filtros de diesel
  • Bombas de abastecimento de combustíveis
  • Eliminador de ar e gases
  • Display mostrando volumes e valores
  • Gerador de pulsos
  • Totalizadores
  • Sistemas de monitoramento ambiental

Para saber mais sobre as especifidades e prescrições legais para os equipamentos para postos de combustível, consulte as portarias e normais do Inmetro e da ABNT.

Por fim, para inaugurar o seu posto de combustível, você precisa ter em mente a construção e instalação de itens primordiais, como toda a cobertura às bombas de combustíveis, os poços nos quais eles serão armazenados e até mesmo o espaço de conveniência para conforto dos clientes.

Conclusão

Ao ter em mente todos os equipamentos para postos de combustível que serão essenciais para a operação do negócio e explorar o seu lado empreendedor em um segmento com boas oportunidades como esse, o empresário estará se preparando para ter sucesso em sua operação.

Para isso, pesquisar mais profundamente sobre o mercado e conhecer o público-alvo, além de estabelecer parâmetros diante da concorrência também são tarefas essenciais. Cada informação pode ser valiosa para empreender com mais sucesso e segurança.

E você, já conhecia os equipamentos básicos para o funcionamento do seu posto de combustível? Conhece outros equipamentos fundamentais? Pronto para abrir seu posto de combustível? Compartilhe suas opiniões e dúvidas nos comentários!

Artigos Relacionados
Glossário da comunicação visual para postos de combustíveis

Glossário da comunicação visual para postos de combustíveis

Muitas vezes donos e gestores de negócios se vêem diante da necessidade de contratar alguma espécie de serviço para o seu negócio, e no entanto, acabam esbarrando nas dezenas de particularidades e termos que só fazem sentido para o fornecedor daquela atividade...

Postos de bandeira branca: quais as vantagens desse nicho crescente?

Postos de bandeira branca: quais as vantagens desse nicho crescente?

Segundo dados de 2016 em uma pesquisa da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), 41,1% dos postos eram bandeira branca. Hoje, esse número atinge 48%, dos mais de 40 mil postos brasileiros. Em um momento incerto como o que estamos vivendo, é...