fbpx

Estratégias de marketing para um posto de combustível

24/05/2017 | Para postos de combustível

Criar uma estratégia de marketing para promover o seu posto de combustível é de vital importância. Mesmo o cenário econômico não facilitando a vida do cliente, é sim possível fidelizar um cliente.

Lembre-se a fidelização do cliente é peça chave para um posto de combustível. Por isso, investimento é necessário para o bom funcionamento do seu posto de gasolina.

A seguir, falaremos sobre algumas estratégias que ajudarão a promover o seu posto, tendo um retorno rápido e sem grandes gastos.

Estratégia de marketing

Hoje em dia, existem diferentes mídias que podem ser utilizadas para fazer o marketing de sua empresa. Porém, é preciso saber que tipo de público você deseja atingir.

Existem duas mídias essenciais, há as mídias tradicionais e as de marketing digital. As mídias tradicionais acabam por atingir um público bastante específico e de uma forma bem diferente.

Já o marketing digital tem um alcance bem seletivo, tendo foco nos seus potenciais clientes.

A diferenciação nessas estratégias devem ser claras para o gestor, uma vez que o marketing digital tem um avanço progressivo, sendo necessário um certo nível de investimento para que dê certo.

Redes sociais

O mundo hoje vive nas redes sociais, se é assim, você também deve estar nelas. Por isso, uma das principais estratégias no marketing digital está nas redes sociais.

A partir das redes sociais é possível criar conteúdos de relevância, sempre interessantes. Tendo como foco a interação, a divulgação de produtos e de serviços.

É dessa forma também que se cria a fidelização de clientes. Para isso, a estratégia deve ser clara, ser planejado, para assim atender os seus objetivos.

Investir na criação de uma página no Facebook e no Instagram pode fazer toda a diferença. Os dois têm estratégias um pouco diferentes. Enquanto no Facebook você cria uma página de negócio, criando não só promoções como também interação com cliente, recebendo um bom feedback do atendimento.

No Instagram as promoções e as chamadas são mais curtas, focando mais nas fotos. Por isso, o investimento em boas fotos é essencial. A divulgação do posto de combustível deve ser feita, sempre havendo uma interação de boa qualidade.

Público-alvo

Conhecer o seu público-alvo é essencial para que a sua estratégia de marketing dê certo. O público é determinante para a estratégia correta.

Deve estar ciente da idade, se usa ou não a internet, se está nas redes sociais, a formação e os locais que frequenta. Lembre-se de quem tem carro são pessoas que também estão nas redes sociais.

Pesquisas de opinião

A criação de pesquisas de opinião pode fazer toda a diferença. Pergunte, por exemplo, qual rede social o cliente usa, se gostou do serviço, etc.

Lembre-se de que cada rede social é preciso ter uma estratégia específica. Assim, poderá atrair os diferentes tipos de usuários.

Site ou blog

Tanto site quanto blog devem estar sempre atualizados. Não necessariamente é preciso ter os dois. Porém, uma página na internet é essencial para um posto de gasolina.

Assim a página deve ter as informações do posto de gasolina, endereços dos postos, além de ter sessões específicas, como a missão, os valores a empresa, os serviços oferecidos e os contatos.

O blog, por exemplo, deve ser atualizado com uma frequência menor do que as redes sociais, mas deve estar sempre atualizado. Já o site pode ser atualizado ainda menos, mas deve conter todas as informações relevantes da empresa como já falado acima.

Ter um site oficial é muito importante para a credibilidade da empresa, ter um blog ajuda na captação de clientes a partir de conteúdo relevante sobre o assunto.

Interação

Interagir com o cliente deve ser lei. Por isso, é preciso criar e manter um ótimo relacionamento com o seu cliente, não só no local, mas também online.

Por isso, ter uma rotina de publicações é essencial, pois assim a fidelização de clientes irá acontecer.

Ou seja, divulgar a empresa, mostrar conteúdo relevante e mostrar que se importa com o cliente é uma estratégia de marketing essencial para o sucesso do seu negócio.

Utilizar o marketing digital no seu posto de combustível faz toda a diferença no mundo de hoje: O mundo está online.

Precisando de Comunicação Visual para sua Revenda? Entre em contato com a gente!

Quero um Orçamento

Artigos Relacionados
Glossário da comunicação visual para postos de combustíveis

Glossário da comunicação visual para postos de combustíveis

Muitas vezes donos e gestores de negócios se vêem diante da necessidade de contratar alguma espécie de serviço para o seu negócio, e no entanto, acabam esbarrando nas dezenas de particularidades e termos que só fazem sentido para o fornecedor daquela atividade...

Postos de bandeira branca: quais as vantagens desse nicho crescente?

Postos de bandeira branca: quais as vantagens desse nicho crescente?

Segundo dados de 2016 em uma pesquisa da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), 41,1% dos postos eram bandeira branca. Hoje, esse número atinge 48%, dos mais de 40 mil postos brasileiros. Em um momento incerto como o que estamos vivendo, é...