fbpx

Glossário da comunicação visual para postos de combustíveis

15/10/2020 | Para postos de combustível, Sem categoria

Muitas vezes donos e gestores de negócios se vêem diante da necessidade de contratar alguma espécie de serviço para o seu negócio, e no entanto, acabam esbarrando nas dezenas de particularidades e termos que só fazem sentido para o fornecedor daquela atividade específica. Com a comunicação visual para os postos de combustíveis não é diferente.

No mercado da comunicação existem vários termos que só fazem sentido para quem atua nesse ramo. Por exemplo, palavras como target, brainstorming, briefing e outras, são comuns no dia-a-dia de profissionais da comunicação, mas podem soar estranhas para o cliente que está contratando um serviço de publicidade para a sua empresa.

No que diz respeito a comunicação visual para postos de combustíveis existem alguns termos, materiais e elementos que apesar de serem essenciais para a consolidação de um posto de combustíveis de sucesso, acabam não soando comum a proprietários de postos, fazendo com que eles fiquem suscetíveis e assumam como verdade toda e qualquer informação – seja benéfica, ou não – que as empresas de comunicação visual transmitem em suas negociações comerciais.

Foi pensando nisso que preparamos esse glossário com os termos mais utilizados na comunicação visual para postos de combustíveis. Esse artigo irá lhe proporcionar mais clareza na hora de criar do zero, ou até mesmo reformular a sua comunicação visual. Afinal, é de extrema importância que cada cliente saiba exatamente que tipo de “idioma” estamos falando, não é mesmo?

O abecedário da comunicação visual para postos de combustíveis

3D Foto realístico

Quando falamos em 3D Foto realístico na comunicação visual para postos de combustíveis, estamos nos referindo a um projeto desenvolvido através de softwares gráficos avançados que irão dar vida à identidade do seu posto de combustíveis. Esse tipo de projeto é essencial para que  você conheça com detalhes as cores, formas e elementos que serão aplicados no seu posto de combustíveis.

ACM

O ACM é um painel composto por duas chapas de alumínio e uma de polietileno, juntas elas formam uma placa leve, resistente e de fácil manuseio. Esse material é amplamente utilizado pelos profissionais de arquitetura por proporcionar aplicações diversas. As possibilidades que esse tipo de material pode proporcionar na identidade visual para postos de combustíveis podem gerar resultados surpreendentes.

Adesivos

Existem diversas normas que regulamentam quais e como devem estar distribuídos os adesivos informativos em postos. Esse é um ponto para o qual o profissional responsável por realizar o serviço de comunicação visual para postos de combustíveis deve voltar o máximo de sua atenção, pois há fiscalização recorrente por parte dos órgãos reguladores, onde inconformidades técnicas podem ocasionar multas e consequentemente prejuízo para proprietários e gestores de postos de combustíveis.

Backlight

As lonas backlight ou translúcidas são fabricadas de uma forma em que a luz transponha o material, dessa forma é possível a utilização de um projeto de iluminação interna que em conjunto com a caixa refletora, forma um painel luminoso.

Caixa refletora

A caixa refletora interna serve para a difusão da iluminação e ajuda a propagar a luminosidade em toda extensão da testeira do posto de forma uniforme e otimizada, minimizando o sombreado das lâmpadas.

Frontlight

As lonas frontlight são para uso de testeiras que não irão utilizar iluminação interna, podem ser utilizadas em uma estrutura um pouco mais simples e aplicadas em projetos de custo mais baixo que não tem a necessidade de iluminação e caixa refletora.

Gramatura

A gramatura diz respeito a espessura da lona utilizada na produção de testeiras, quanto maior a gramatura, maior a espessura e consequentemente maior sua resistência.

Laminação

A laminação é a sobreposição de uma película transparente em toda a lona da testeira, a utilização desse processo aumenta a resistência do material, cria uma camada de proteção quanto a descoloração, dá um aspecto brilhante para a lona além de facilitar a limpeza.

Lona

A lona é um tipo de tecido produzido com algodão. Através de uma trama simples, o fio da contextura passa sobre o fio da urdidura, seguindo esse processo repetidas vezes obtêm-se um material resistente e de longa duração. As lonas utilizadas nas testeiras de postos de combustíveis devem possuir uma gramatura mínima de 380g, aqui na Imatec nossas lonas possuem gramatura 400g.

Testeira

A testeira é toda a estrutura utilizada na cobertura dos postos de combustíveis. São elas que vão destacar o seu posto de combustíveis dos outros, através do seu design, cores e iluminação. Geralmente são produzidas em dois tipos de materiais: ACM e Lona.

Totens

Os totens são objetos em que os proprietários dos postos de combustíveis comunicam para os seus clientes os valores relativos a cada tipo de combustível.

Preze pela transparência

Donos e proprietários de postos de combustíveis precisam compreender bem todos esses termos e materiais para não serem induzidos ao erro. Alguns deles, como mencionamos acima, quando aplicado na comunicação visual para postos de combustíveis de maneira incorreta, podem causar prejuízos e multas de órgãos reguladores.

Aqui na Imatec prezamos pela transparência e clareza das informações em todas as etapas das negociações comerciais, pois sabemos que só é possível obter resultados assertivos na criação da comunicação visual para postos de combustíveis quando falamos a mesma língua que o nosso cliente.

Acesse “Materiais de Aprendizagem” no menu de nosso site ou clique aqui. Conteúdos exclusivos sobre Postos de Combustíveis.

Artigos Relacionados
Postos de bandeira branca: quais as vantagens desse nicho crescente?

Postos de bandeira branca: quais as vantagens desse nicho crescente?

Segundo dados de 2016 em uma pesquisa da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), 41,1% dos postos eram bandeira branca. Hoje, esse número atinge 48%, dos mais de 40 mil postos brasileiros. Em um momento incerto como o que estamos vivendo, é...