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Identidade visual de posto de gasolina e faturamento tem relação?

21/03/2016 | Para postos de combustível

 

A identidade visual de posto de gasolina faz diferença no faturamento do estabelecimento?

A identidade visual de posto de gasolina, tem uma relação muito estreita com o faturamento do estabelecimento, uma boa identidade visual é sinônimo de combustível de qualidade. Dificilmente um motorista confia nos combustíveis de postos que têm uma apresentação ruim. Se você dirige, provavelmente já passou pela situação em que está precisando abastecer o carro e não entra em determinado posto porque ele tem um acabamento ruim, ou não tem placas, ou parece muito sujo e mal cuidado. Ou seja, em postos de combustível, uma identidade visual mal feita gera no possível cliente o medo da gasolina adulterada.

Além dessa influência inerente à identidade dos postos de gasolina, ainda existem alguns outros parâmetros em design de ambientes comerciais que podem ajudar a guiar o cliente até o processo de compra. Um dos parâmetros mais importantes desse design são as cores.

Em uma pesquisa realizada pela Universidade Municipal de São Caetano do sul, 93% dos entrevistados elegeram a aparência visual como o fator mais importante quando se está em dúvida quanto a que produto ou serviço contratar. 6% selecionaram a textura, e 1% som e cheiro. 80% também declararam que a cor aumenta o reconhecimento da marca, e consequentemente, a confiança do consumidor.

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Leia também:

O que observar na hora de contratar uma empresa de identidade visual para seu posto de combustível?

Os seis erros mais comuns em design de postos de combustíveis e como isso afeta o seu faturamento

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Significado das Cores | Identidade visual de posto de gasolina

Em geral, o significado das cores na publicidade ocidental é:

– Amarelo: otimismo e jovialidade, é usado para reter a atenção em vitrines e fachadas.

– Vermelho: energia. Aumenta a pulsação e cria uma sensação de urgência, funciona como uma chamada para a ação. Normalmente é usado em liquidações.

– Azul: cria a sensação de confiança e segurança. É utilizado em bancos e seguradoras.

– Verde: associado à saúde, é a cor mais fácil de ser processada pelos olhos. É bastante usada nos segmentos de bem estar, relaxamento e alimentação saudável.

– Laranja: é uma cor que remonta a agressividade e chama à ação: comprar, vender, comer, assistir. É amplamente empregada em cartazes de filmes de ação juntamente com a cor azul, formando um famoso contraste entre quente e frio.

– Rosa: cor romântica e feminina, usada para venda de produtos para mulheres e meninas.

– Preto: sinônimo de sofisticação, usado na divulgação de produtos e serviços de luxo.

– Lilás: conhecida como uma cor que acalma, é mais vista em produtos de beleza e antienvelhecimento.

A mesma pesquisa também constatou que 60% das pessoas consideram que a palavra “garantia” associada ao serviço ou produto aumenta suas chances de venda, ou seja, existe uma teia de considerações no design de postos de combustível que pode ser trabalhada com o objetivo de aumento de faturamento.

Outro fator importante para a identidade visual de posto de gasolina são as placas indicativas. É muito comum também que um motorista não entre em um posto que não indica, de maneira clara, os preços dos combustíveis. Preços esses que são mais efetivos na atração de clientes quando escritos em vermelho: a cor que chama para uma ação (o motorista interromper seu trajeto e parar ali) e ainda remetem à promoções e preço abaixo da média.

E combinações de cores, funcionam? Com certeza! A maioria dos empreendimentos pretende passar de uma informação ao seu público alvo, despertar mais de um interesse ou ação, portanto, combinações de cores que envolvem segurança e promoção, confiabilidade e urgência são também bastante efetivas.

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