fbpx

Layout de postos de combustíveis – Veja os erros mais comuns!

19/04/2017 | Para postos de combustível

design postos de combustíveis

Layout de Postos de Combustíveis, você conhece os erros mais comuns?

Mesmo não sendo você um desenvolvedor de identidades visuais de postos de combustível, se alguém te perguntar qual é a informação mais essencial que as estruturas desse segmento devem passar ao seu público, não é difícil chegar a uma resposta, certo? É o preço! Portanto, podemos apontar a ausência dessa informação como o primeiro grande erro da identidade visual de postos de combustível.

Principalmente no atual momento econômico, com preços altos sendo aplicados na gasolina e no álcool, o consumidor não quer ter surpresas na hora de pagar. Placas grandes, legíveis e, o mais importante, direcionadas para todos os lados de onde possam vir fluxos de veículos são essenciais.

galhardete cartão - imatecCartão de Crédito e Débito | Layout de Postos de Combustíveis

Outro indicativo importante e também ligado ao pagamento é a indicação se o posto de combustível aceita cartões de crédito e débito. Muitas vezes o motorista enfrenta filas para abastecer e, na hora de pagar, descobre que o estabelecimento não aceita cartão, o que se torna um transtorno tanto para o cliente quanto para o próprio posto.

Adesivos e placas com as bandeiras dos cartões aceitos devem ficar bem visíveis, mesmo para quem está dentro do carro. Uma alternativa é colocar esses adesivos indicativos dentro próximos ao local onde o preço está indicado e, quando o posto aceitar somente dinheiro, também é muito importante indicar isso!

Imagem Retirada da Internet
Imagem Retirada da Internet

Indicações de Entrada e Saída de Veículos | Layout de Postos de Combustíveis

Mais uma questão de identidade visual que deve ser observada em postos de combustível são as indicações de entrada e saída de veículos. Principalmente em vias muito movimentadas, a falta dessa indicação pode causar uma enorme confusão de veículos entrando e saindo pelo mesmo lugar.

Para evitar esse transtorno, sinais no chão não são suficientes. Dependendo do local, pode ser necessário incluir placas e fazer elevações na pista de entrada que guiem o motorista da maneira correta.

Imatec - comunicação Visual para Postos de Combustíveis

Gasolina X Álcool | Layout de Postos de Combustíveis

Com o crescimento de automóveis bi-combustíveis circulando nas ruas, a proporção do preço x desempenho entre a gasolina e o álcool também se tornou uma informação importante para o motorista. Esse indicativo deve ficar próximo às bombas, para aumentar a agilidade no atendimento e na decisão de compra do seu consumidor.

design de postos de combustíveisOutro ponto muito importante na identidade visual de postos de combustível é a bandeira do posto. Qualquer motorista que preze pelo seu veículo tem receio de abastecê-lo com combustível adulterado e, nesse momento, a indicação da bandeira se torna uma indicação de confiança.

Quanto a esse ponto, indicar apenas as cores não é suficiente. Comumente encontramos postos de combustível de bandeiras conhecidas, mas que indicam apenas com suas cores na fachada e é possível identificar a marca só em pequenas impressões, como no uniforme dos frentistas ou nas bombas. É importante lembrar que o número de marcas tem crescido e as cores de cada uma delas podem ser facilmente confundidas, portanto, o consumidor geralmente procura por um nome ou logomarca.

Comunicação Ilegíveis | Design de Postos de Combustíveis

Existe também mais um erro, que pode ser inclusive perigoso para os motoristas, e esse erro são as informações em letras pequenas, apagadas ou ilegíveis. O cliente de um posto de combustível é um cliente que faz sua decisão de compra enquanto está em movimento, portanto, as informações que vão influenciar essa compra devem estar bastante legíveis, direcionadas, claras e diretas. Se uma informação, como o preço, está apagada ou em números muito pequenos, o cliente pode desistir de entrar no posto ou até mesmo provocar um acidente tentando decifrá-la. Outro ponto pouco efetivo são faixas com muito texto. Não existe tempo hábil para se ler um texto grande sobre, por exemplo, uma promoção, enquanto se está manobrando para entrar em um posto. Na necessidade de passar informações adicionais ao cliente, é melhor coloca-las perto das bombas ou fazer entrega de panfletos.

Precisando melhorar a comunicação do seu posto de combustível?

A Imatec Visual é especializada em comunicação visual para postos de combustíveis:

Imatec - comunicação Visual para Postos de Combustíveis

Artigos Relacionados
Glossário da comunicação visual para postos de combustíveis

Glossário da comunicação visual para postos de combustíveis

Muitas vezes donos e gestores de negócios se vêem diante da necessidade de contratar alguma espécie de serviço para o seu negócio, e no entanto, acabam esbarrando nas dezenas de particularidades e termos que só fazem sentido para o fornecedor daquela atividade...

Postos de bandeira branca: quais as vantagens desse nicho crescente?

Postos de bandeira branca: quais as vantagens desse nicho crescente?

Segundo dados de 2016 em uma pesquisa da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), 41,1% dos postos eram bandeira branca. Hoje, esse número atinge 48%, dos mais de 40 mil postos brasileiros. Em um momento incerto como o que estamos vivendo, é...