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O que saber na hora de me tornar um posto bandeira branca?

28/08/2017 | Para postos de combustível

Estamos rodeados por tantas opções de empreendimentos que escolher um negócio para investir pode  gerar muitas dúvidas. Com o crescimento da frota de veículos automotores no Brasil, abrir um posto bandeira branca pode ser lucrativo, porém se bem administrado.

Você está pensando em aproveitar essa oportunidade? Então, confira, a seguir, as informações que você deve conhecer para se tornar um posto bandeira branca.

Procedimentos legais importantes para quem quer se tornar um posto bandeira branca

Primeiramente, o empreendedor precisa ter conhecimento se na área em que pretende abrir o posto de combustível a lei de zoneamento da cidade permite a sua instalação.

Além do que é exigido de um empresário de qualquer ramo, também é preciso que o negócio estaja de acordo com a resolução 273/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e com a resolução 41/2013 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biodiesel (ANP), assim como as legislações estaduais e municipais que regulam os postos.

Depois de ter conhecimento desses trâmites, é necessário decidir se o posto vai pertencer a uma bandeira (Ipiranga, BR, etc.) ou se será um posto bandeira branca. Ou seja, sem obrigação de trabalhar apenas com uma distribuidora.

A grande vantagem de ser um posto bandeira branca é, justamente, a não-obrigatoriedade de se manter fiel a somente uma distribuidora. Dessa forma, o empresário poderá trabalhar com a que lhe oferecer o melhor preço e atendimento.

Outros fatores que devem ser conhecidos pelo empreendedor de um posto bandeira branca

Outras especifidades devem ser levadas em consideração para entrar nesse ramo. Fique atento a elas com as cinco dicas a seguir!

1. Estrutura

Todo posto é constituído de uma área coberta (pista), na qual os veículos são abastecidos e são vendidos produtos como óleo e lubrificantes. É comum também que o estabelecimento conte com a área de loja de conveniência, na qual se vende outros itens, como os alimentícios. Os tanques de armazenamento de combustíveis devem ser instalados subterraneamente.

No caso dos postos embandeirados, a distribuidora do combustível subsidia total ou parcialmente esses custos com a construção e manutenção da estrutura do negócio.

No entanto, no posto bandeira branca, esse investimento deverá ser feito exclusivamente pelo empresário. Assim, é preciso ter uma reserva e um bom planejamento financeiro antes de iniciar essa jornada.

2. Localização

Como vimos, no caso do posto bandeira branca, o empresário tem bastante autonomia para planejar e gerenciar o seu negócio.

E, para quem deseja abrir um posto, o fator localização é um dos mais importantes a serem considerados.

O empresário precisa ficar atento aos itens como o tráfego, a direção e o volume de veículos nos arredores. Além disso, para identificar se o locar escolhido é propício para esse negócio, é importante considerar a acessibilidade e o nível de visualização do local pelos potenciais consumidores.

3. Fornecedores

No modelo de negócio do posto bandeira branca, o empresário poderá escolher livremente os seus fornecedores.

Para extrair o máximo de vantagem dessa possibilidade, é importante buscar parceiros idôneos, com boa credibilidade no mercado, que honre os prazos e as condições de entrega dos produtos e que ofereça um bom preço de compra.

Para ter certeza de que está realmente fazendo um bom negócio, antes de fechar a compra, leve o contrato para a análise de um advogado com expertise na área de combustíveis.

4. Legislação ambiental

Além dos procedimentos legais que vimos no início deste artigo, o empresário de um negócio como o posto bandeira branca deve estar atento à legislação ambiental.

Deverá ser obtido o licenciamento ambiental do posto, além do atendimento de condições específicas do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

5. Recursos humanos

O novo empresário que quer investir em um posto bandeira branca deve ter em mente que, hoje, o maior diferencial das empresas está em seu capital humano, isto é, em seus funcionários. A estrutura, o produto e as condições de pagamento variam pouco entre um posto e outro.

Então, um atendimento de qualidade, que cative e fidelize seus clientes, pode ser a chave para o sucesso de seu empreendimento.

O tamanho e o horário de funcionamento do posto bandeira branca ajudarão a determinar quantos profissionais serão necessários para o seu funcionamento.

Se você tiver dúvidas sobre isso, consulte o Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis (SinPosPetro) da sua região.

Além disso, lembre-se de que os colaboradores deverão ser treinados quanto ao conhecimento básico sobre o segmento e à mecânica dos veículos, assim como em relação à qualidade no atendimento.

6. Identidade visual

Ao contrário dos postos embandeirados, que têm por trás a marca de uma distribuidora, o posto bandeira branca tem a oportunidade de criar a sua própria identidade visual.

Então, se você está pensando em se tornar um posto bandeira branca, é fundamental desenvolver sua marca própria e criar materiais que ajudem a construir e a fortalecer a sua identidade visual.

Afinal, é por meio dela que o seu cliente diferenciará o seu estabelecimento dos concorrentes, criará um laço de relacionamento com o posto e ganhará confiança na seriedade de seu trabalho.

E então, pronto para se tornar um posto bandeira branca? Para conferir outras informações importantes para quem quer empreender nesse segmento, baixe gratuitamente nosso Tutorial de como se tornar um posto bandeira branca.

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