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Organização operacional e otimização de custos diante do fator COVID-19

05/08/2020 | Para postos de combustível

Foram necessários apenas alguns meses para que a pandemia de COVID-19 atingisse em cheio os proprietários de postos de combustíveis. Dados da Fecombustíveis apontaram para uma queda de 50% no consumo de combustível nas cidades com mais de 300.000 habitantes no final de março.

Diante desse cenário, medidas devem ser tomadas para que os proprietários de postos de combustíveis consigam garantir a sobrevivência dos seus negócios.

O conhecimento sobre sua organização operacional será a vacina para o seu posto de combustível. E agora, o que fazer?

Enquanto os cientistas do mundo inteiro correm para encontrar uma vacina para esse vírus causador de tanto problemas, os proprietários de postos de combustíveis também precisarão agir rápido para minimizar os impactos

Antes de qualquer coisa será necessária uma avaliação rigorosa do maior número de variáveis que estão aplicadas no dia-a-dia e que envolvam itens e serviços que viabilizam a existência do seu negócio.

  • Quais impactos sua atividade está causando ao seu entorno?
  • Qual é a visão que os seus clientes têm do seu posto de combustíveis?
  • Quanto e como, o seu posto está gastando seus insumos?
  • Quais retornos estão ocorrendo sob a comercialização dos seus combustíveis?
  • Você têm contratos de exclusividade com uma distribuidora, as condições oferecidas estão fazendo sentido?

Essas são apenas algumas da perguntas que você precisará fazer para si mesmo.

É importante nesse processo que você observe fatores internos e externo

Para se ter uma ideia, diante da realidade em que os postos de combustíveis se encontram, revendedores de combustíveis de 21 estados procuraram a Agência Nacional do Petróleo (ANP) reivindicado uma liberação para poderem comprar combustíveis de distribuidores “que tenham custos mais competitivos”.

Conhecer a realidade do seu posto e do que o mercado tem proporcionado, vai garantir que você planeje, execute, controle e gerencie melhor os seus custos, levando em consideração suas necessidades reais. Além de proporcionar a antecipação para os problemas futuros de forma mais ágil e eficiente.

Otimização de custos

O movimento da otimização de custos da forma como a conhecemos, de maneira menos indiscriminada, têm se tornado cada vez mais comum na rotina de empresas dos mais diversos segmentos. 

Depois que você buscar compreender a organização operacional do seu posto, ficará muito mais fácil aplicar uma otimização de custos baseados em critérios sólidos. 

Tenha em mente que otimizar custos não é realizar cortes descoordenados no fornecimento do seu serviço, mas sim executar ações planejadas e ordenadas diante das atividades que não agregam valor à existência do seu posto de combustíveis.

Essa prática deverá estar enraizada na cultura do seu posto. Ela com certeza irá garantir, para além do cenário atual, a sobrevivência do seu posto de combustíveis a longo prazo. 

Se quiser saber mais, confira o e-book que preparamos com 4 dicas para otimizar custo na sua gestão.

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Vai passar!

Apesar de todos os problemas que a COVID-19 tem causado ao mundo, ninguém duvida que tudo isso logo vai passar.

É evidente que alguns estragos não poderão ser desfeitos, mas ainda assim, a prevenção e a tomada de decisões com intuito de minimizar os danos, serão fatores positivamente decisivos no futuro de qualquer posto de combustíveis que voltar os olhos para processos, organização do negócio e a forma como serão gerenciados os seu custos.

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