fbpx

Posto bandeira branca: descaracterização ou criação de marca?

11/08/2017 | Para postos de combustível

Posto bandeira branca descaracterização ou criação de marca? Descubra nesse blog a melhor opção

posto bandeira branca

O segmento de posto bandeira branca vem crescendo no Brasil. De acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), quase mil novos postos de combustíveis sem ostentar as marcas BR, Ipiranga, Raízen ou Alesat em suas fachadas surgiram no mercado.

Os postos bandeira branca passaram de 16.171 para 17.134 em um período de dois anos. Com isso, eles passaram a ter um espaço de 41, 1% do mercado total do país.

Entre os motivadores desse incremento, está a crise econômica que o Brasil enfrenta nos últimos anos. E os números não representam apenas novos empresários, mas também aqueles que eram fiéis a uma determinada bandeira e decidiram mudar para postos bandeira branca, pois esse é um tipo de bandeira que tem livre poder de compra.

Assim, além da qualidade do combustível, esse empresário poderá avaliar o melhor preço para comprar e revender o produto, favorecendo o sucesso de seu negócio.

Apesar dessas vantagens, uma dúvida é comum para quem avalia sua entrada no mercado: será que o posto bandeira branca é uma descaracterização de grandes marcas?

A seguir, saiba mais sobre o assunto e acabe com suas dúvidas sobre essa questão.

A importância da divulgação da procedência do combustível para a caracterização do posto bandeira branca

Para entender melhor sobre o assunto é preciso retomarmos essa questão. Esta é uma preocupação que acaba fazendo com que algumas pessoas optem por postos das bandeiras mais conhecidas.

No entanto, vale lembrar de que há um amparo legal para que o consumidor saiba a origem do combustível.

De acordo com a legislação brasileira, os postos bandeira branca devem mostrar claramente de onde vêm seus produtos e a informação sobre a distribuidora daquele combustível deve constar na bomba.

Da mesma forma, quando a gasolina, o etanol ou diesel forem aditivados, o posto deve expor essa informação na bomba de combustível.

Tudo isso garante a transparência para o consumidor e a boa caracterização da grande marca fornecedora do combustível no estabelecimento.

Importância da comunicação visual do posto bandeira branca

Como vimos, o posto bandeira branca não descaracteriza, de modo algum, a marca fornecedora. Além disso, ele possui o benefício de o empresário criar e fortalecer a sua marca própria no mercado.

E, para isso, é importante que a comunicação visual do posto endosse a qualidade dos serviços e a procedência dos combustíveis.

Afinal de contas, com tantos postos de combustíveis à disposição, o que poderia motivar os clientes a abastecerem seus veículos em apenas um? Certamente o preço, mas também o visual do posto de gasolina.

Com uma marca criada e aplicada atrativamente no estabelecimento, ficará mais fácil de o cliente identificar e lembrar do posto, diferenciando-o dos demais da região e ajudando a gerar credibilidade para o seu negócio.

Para isso, é preciso investir na criação de sua marca e no chamado MIV (Manual de Identidade Visual) do seu posto bandeira branca.

Esse manual contará com as instruções para que a sua marca seja aplicada corretamente em todos os materiais. Assim, você garantirá a padronização de sua marca favorecendo a pronta identificação dela por seu cliente.

Para que sua marca se fortaleça é preciso aplicá-la harmoniosamente em locais como a testeira do posto, placas de preço, totens, faixas promocionais, na comunicação da loja de conveniência e uniforme dos funcionários.

Assim, seus clientes terão mais confiança, pois identificarão a seriedade de uma marca própria presente em todos os pontos de contato com o posto.

E então, tiramos sua dúvida sobre se o posto bandeira branca representa uma descaracterização ou oportunidade de criação de marca própria que trará benefícios para o seu negócio?

Compartilhe sua mensagem nos comentários!

CLIQUE ABAIXO E ACESSE GRATUITAMENTE O TUTORIAL PARA SE TORNAR POSTO BANDEIRA BRANCA

Tutorial para Posto Bandeira Branca

Artigos Relacionados
Glossário da comunicação visual para postos de combustíveis

Glossário da comunicação visual para postos de combustíveis

Muitas vezes donos e gestores de negócios se vêem diante da necessidade de contratar alguma espécie de serviço para o seu negócio, e no entanto, acabam esbarrando nas dezenas de particularidades e termos que só fazem sentido para o fornecedor daquela atividade...

Postos de bandeira branca: quais as vantagens desse nicho crescente?

Postos de bandeira branca: quais as vantagens desse nicho crescente?

Segundo dados de 2016 em uma pesquisa da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), 41,1% dos postos eram bandeira branca. Hoje, esse número atinge 48%, dos mais de 40 mil postos brasileiros. Em um momento incerto como o que estamos vivendo, é...