fbpx

Posto Bandeira Branca – Vantagens e Desvantagens

11/05/2017 | Para postos de combustível

Posto Bandeira Branca – Vantagem ou Desvantagem?

Será que realmente vale a pena ter um posto bandeira branca? Com o aumento de impostos sobre combustíveis no país afetou diretamente o bolso dos motoristas brasileiros neste ano. Os novos preços assustam quem costumava pagar cerca de R$ 2,90 por litro até janeiro, e a necessidade de economia nos gastos com transporte só aumenta. E é essa necessidade de economia que tem aumentado os clientes dos postos de bandeira branca. Quem antes só abastecia o veículo em postos de marcas como BR, Ale, Shell, Ipiranga, já abre mão da bandeira em prol do preço.

“Se você quer se tornar um posto bandeira branca, este tutorial irá ajudá-lo a entender melhor este processos, seus benefícios e desafios. Clique abaixo agora!”

 

Tutorial para Posto Bandeira Branca

posto bandeira branca

Posto bandeira Branca e Bandeirados – Algumas diferenças

E os dois tipos de postos não se diferem apenas no valor. No estabelecimento bandeirado, existe uma espécie de publicidade conjunta, ou seja, graças à exposição da marca, o motorista que está acostumado a abastecer o veículo em um posto com determinada bandeira, vai abastecer em qualquer outro posto com a mesma bandeira.

É o chamado “valor agregado à marca”.

Essa exclusividade não existe nos postos bandeira branca, ou seja, o proprietário tem a vantagem de comprar o combustível da distribuidora que oferecer o menor custo benefício. Mas vale ressaltar que, como essa exclusividade não existe, os postos sem bandeiras são obrigados pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) a exibir a marca do fornecedor nas bombas, o que comumente não é feito pelos postos. Comprando-se os combustíveis por preços mais baixos, fica mais fácil exercer preços competitivos, mas, e a qualidade?

Uma grande operação de fiscalização aconteceu na cidade de Florianópolis em janeiro deste ano e nenhum dos 127 postos bandeira branca da cidade apresentou irregularidades quanto à qualidade dos combustíveis; o que indica que fatores como concorrência, exigência e conscientização do consumidor e fiscalização diminuíram consideravelmente a venda de combustíveis adulterados nos últimos anos.

Precisando de Comunicação Visual para seu posto Bandeira Branca?

Imatec - Comunicação Visual para Postos de Combustíveis

Bandeira Branca – Custo benefício

É muito importante observar que, apesar da grande vantagem de atrair o público praticando os melhores preços do mercado, os postos bandeira branca também trazem algumas responsabilidades a mais.

Geralmente as franquias financiam ou cobrem custos de elementos como manutenção do posto e das bombas de combustível, uniforme dos funcionários, transporte do combustível, entre outros. Quando o proprietário opta por não adotar uma bandeira, todos esses serviços e custos passam a ser próprios, inclusive o do caminhão para transporte de seus produtos. Ou seja, a vantagem a longo prazo de oferecer preços menores exige um investimento inicial maior.

Isso significa que o sucesso do empreendimento depende de muito planejamento.

Para analisar de fato qual é o melhor custo benefício, é preciso colocar no papel fatores como preços da concorrência, preços dos fornecedores, vantagens oferecidas – tanto pelas distribuidoras de bandeira branca quanto pelas marcas, custos com transporte, custos de manutenção e depreciação das bombas e máquinas para avaliar se a alta nas vendas cobre o valor dos outros benefícios.

E há ainda mais um ponto que deve ser observado também: o fato de que a maioria das distribuidoras de combustíveis de postos de bandeira branca realiza a venda por pagamentos à vista ou adiantados, ou seja, não é possível financiar ou pagar pelo fornecimento após vendê-lo. Por esse motivo, parte dos postos bandeira branca não aceita cartões de crédito, já que a espera pelo recebimento do dinheiro gerada por esse tipo de pagamento atrapalharia esse fluxo de caixa para a compra de combustíveis posteriormente. Fato que exige uma atenção especial à segurança, já que o volume de dinheiro no estabelecimento é maior, mas também facilita bastante o acompanhamento dos números e das contas da casa.

Posto bandeira branca – Dica de comunicação visual

Artigos Relacionados
Glossário da comunicação visual para postos de combustíveis

Glossário da comunicação visual para postos de combustíveis

Muitas vezes donos e gestores de negócios se vêem diante da necessidade de contratar alguma espécie de serviço para o seu negócio, e no entanto, acabam esbarrando nas dezenas de particularidades e termos que só fazem sentido para o fornecedor daquela atividade...

Postos de bandeira branca: quais as vantagens desse nicho crescente?

Postos de bandeira branca: quais as vantagens desse nicho crescente?

Segundo dados de 2016 em uma pesquisa da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), 41,1% dos postos eram bandeira branca. Hoje, esse número atinge 48%, dos mais de 40 mil postos brasileiros. Em um momento incerto como o que estamos vivendo, é...