Posto de bandeira branca: vantagens do negócio

Um posto de bandeira branca oferece muitas vantagens. Conheça a regulamentação, os benefícios e dicas que envolvem o empreendimento.

Em 2016, o aumento dos impostos sobre combustíveis afetou o bolso dos motoristas brasileiros. Os preços assustam quem costumava pagar menos de R$3,00 no passado. A necessidade de economizar e cortar certos gastos com transporte aumenta a cada dia. É nessa hora que posto de bandeira branca tira sua grande vantagem. Fugindo do preço de postos de marcas como BR, Ale, Shell e Ipiranga, os clientes correm para o que possui bandeira branca.

Algumas diferenças são bem perceptíveis. A publicidade costuma acompanhar os postos bandeirados. Ou seja, com a marca exposta, o motorista acostumado a abastecer num posto específico se sentirá confortável quando achar outro da mesma bandeira (identificado, principalmente, pela identidade visual do local ligada à marca).

Conheça o posto de bandeira branca

saiba mais sobre o posto bandeira branca

O posto de bandeira branca não possui o valor agregado à marca citado anteriormente. Dessa forma, o proprietário pode comprar o combustível da distribuidora que esteja aplicando o menor custo benefício. Mas engana-se quem pensa que não existem normas para identificar o fornecedor. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, o posto de bandeira branca deve expor a marca do fornecedor nas bombas. Ação quase não realizada pelos postos, a falta do conhecimento de onde vem o combustível pode ser prejudicial. Não respeitando a norma é possível competir com os preços, mas e a confiabilidade na qualidade do produto para os clientes?

A cidade de Florianópolis recebeu há alguns anos uma operação de fiscalização. Estimou-se que os 127 postos de bandeira branca avaliados entregavam combustíveis em boa qualidade. Portanto, o ponto positivo é que a venda de combustíveis adulterados diminuiu consideravelmente nos últimos anos. Seja pela concorrência, fiscalização ou conscientização do consumidor.

Custo benefício

Apesar da grande vantagem em atrair o público com os preços mais convenientes para o mercado, existem outros pontos importantes. O posto de bandeira branca exige responsabilidades específicas.

Quando se trata de franquias, elementos como uniforme, transporte do combustível, manutenção estrutural e das bombas são financiados previamente. Quando o proprietário opta pelo posto de bandeira branca, todos esses serviços e custos passam a ser de sua responsabilidade. Inclusive o caminhão para transportar seus produtos. Mesmo que a vantagem em longo prazo de oferecer preços menores seja atraente, é necessário fazer um investimento inicial maior.

Planejamento

planejamento para um posto de bandeira branca

O sucesso do posto de bandeira branca depende muito do planejamento. Para chegar à conclusão de qual será o melhor custo benefício é preciso estudar alguns fatores. Por exemplo, preços dos fornecedores, da concorrência, vantagens oferecidas por distribuidoras e marcas. Outros fatores como os custos com transporte, manutenção e a depreciação de bombas e máquinas. Tudo precisa ser analisado para que se faça um levantamento se a alta nas vendas cobre o valor dos outros benefícios.

A maioria das distribuidoras de combustíveis para postos de bandeira branca trabalham com pagamentos à vista ou adiantados. Ou seja, não é possível financiar ou pagar pelo fornecimento após a sua comercialização. Observando esse importante fato, muitos postos de bandeira branca optam por não oferecer pagamentos com cartão de crédito para os clientes. O serviço de cartão demanda certo tempo de espera para recebimento do dinheiro gerado, atrapalhando fluxo do caixa e compra de mais combustível. Com isso, alguns clientes podem desistir do abastecimento. Outro item importante é a segurança que precisa ser mais intensiva. O volume do dinheiro no estabelecimento é maior.

Visual

melhorar o visual do posto de bandeira branca

Se você deseja atrair muitas pessoas para seu posto de bandeira branca, saiba que o visual importa muito. Investir na comunicação visual do posto de combustível é investir na rentabilidade do negócio. Estima-se que 90% dos casos, o consumidor que está buscando por algo é guiado pelo visual. Por isso, a Imatec Visual é especialista no assunto e oferece alta qualidade nos serviços realizados.

Somos especialistas em comunicação visual para postos de combustíveis. Contamos com colaboradores que atuam no mercado há mais de 15 anos. Idealizamos desde o projeto até a instalação de toda identidade visual de seu posto de bandeira branca. Navegue pelo nosso site, conheça nossos projetos desenvolvidos, dicas e informações do nosso blog e entre em contato para mais informações.

Mais conteúdos

Quer melhorar a comunicação visual do seu posto de combustível?

Entre em contato conosco