fbpx

Quero montar um posto de combustível, quais são os passos?

15/05/2017 | Mercado de combustível

Com certeza, se você decidiu fazer esse investimento, já tem algumas ideias sobre valores de investimento e de rendimentos. Mas o processo para abertura de um posto de gasolina possui alguns pormenores que valem a revisão.

Ponto e estrutura

Como a estrutura de um posto de gasolina envolve uma construção de grande porte, é melhor que o local seja comprado e não alugado. Reverter todas as modificações que precisam ser feitas no imóvel para devolvê-lo ao dono posteriormente gera gastos muito altos.

Esse espaço deverá comportar tanques subterrâneos para armazenamento de combustíveis, bombas e filtros de combustíveis, balança de ar, compressores de ar, um escritório, cofre, além da área necessária para trânsito de veículos, é claro.

Para quem deseja prestar serviços de mecânica e limpeza de automóveis, auto elétrica e borracharia, também é preciso contar com um espaço que comporte com graxearias, elevadores hidráulicos, equipamentos de lubrificação, pneumáticas, pistolas de pulverização, braços giratórios, mangueiras e máquina de troca de óleo, distribuidores de óleos de diferencial e caixa de engrenagens, calibrador de pneus e lava-jato de veículos.

Identidade visual

Se engana quem pensa que identidade visual se limita apenas às placas do posto. Para que um posto tenha uma boa estrutura e passe a impressão de um empreendimento organizado e bem acabado, alguns itens são essenciais.

Em primeiro lugar, a fachada. Para chamar atenção do público, é muito importante pensar na iluminação. Tenha em mente que você quer que seu posto seja visto mesmo quando ele está fechado e, além disso, uma boa iluminação também garante mais segurança ao local. Ainda para a fachada são importantes cores chamativas. Caso o posto seja de bandeira branca e não precise usar as cores de sua fornecedora de combustíveis, contrastes como laranja e azul e preto e vermelho são bastante famosos.

Totens também são uma ideia interessante para a identidade visual desse tipo de negócio, e caso você não saiba o que é isso, se trata de placas que têm sua estrutura no solo e não são fixadas em nenhum outro local. Em postos de combustível, totens podem servir para indicar preços e promoções, entrada do local ou mesmo para reforçar a marca, contendo apenas suas cores e logo.

Precisando de fachadas, totens ou imagem completa para seu Posto de Combustível?

Imatec - Comunicação Visual para Postos de Combustíveis

Investimento e Retorno

Os gastos para montar um posto de gasolina não são pequenos. O valor não é menor do que R$600 mil, contado com a compra do combustível. Apesar disso, o retorno é desse valor é consideravelmente rápido e acontece entre 16 e 18 meses; tempo que ainda pode ser encurtado dependendo da localização do empreendimento e do preço do barril de petróleo, que varia bastante atualmente.

O valor investido em licenças necessárias neste ramo de negócio é alto, uma vez que movimentar combustível é uma atividade de alta periculosidade e, por isso, as taxas cobradas pesam no orçamento de investimento. Para evitar essas licenças, existe a opção de contratação de empresas terceirizadas para fazer carga. Nessa etapa, é preciso colocar na ponta do lápis qual das opções vai apresentar menor custo.

Equipe

O número de funcionários de um posto de gasolina pode ser calculado de maneira bem simples, basta considerar um funcionário para cada mangueira de abastecimento. Claro que nos horários de menor movimento esse número pode ser reduzido, já que dificilmente haverá dois veículos se abastecendo em cada bomba, mas vale considerar esse número mínimo para atender bem em momentos mais movimentados e evitar filas e engarrafamentos no seu negócio. Por último, ainda é bom considerar que, por motivos de segurança dos funcionários, eles nunca devem ser deixados sozinhos no cargo, mesmo nos horários de menor movimentação.

Artigos Relacionados
Postos de bandeira branca: quais as vantagens desse nicho crescente?

Postos de bandeira branca: quais as vantagens desse nicho crescente?

Segundo dados de 2016 em uma pesquisa da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), 41,1% dos postos eram bandeira branca. Hoje, esse número atinge 48%, dos mais de 40 mil postos brasileiros. Em um momento incerto como o que estamos vivendo, é...

Seja sincero, em qual posto você abasteceria seu carro?

Seja sincero, em qual posto você abasteceria seu carro?

Pegando o exemplo do artigo anterior imagine você chegando num local desconhecido, você com sua família procurando um restaurante para almoçar. Em qual restaurante você entraria com eles? Em algum restaurante com a fachada limpa e bonita e bem cuidada ou num local...

Comprar um posto de combustível é um bom negócio?

Montar uma empresa própria ou comprar uma em andamento pode ser um dos primeiro dilemas para qualquer empresário na hora em que se vai empreender. No ramo de revenda de combustíveis, também acontece a mesma coisa. Falaremos um pouco nesse artigo sobre os pontos de...