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Três perfis de frentistas que podem gerar lucro para sua revenda

15/05/2017 | Para postos de combustível

Perfis de frentistas que podem gerar lucro para a Revenda de Combustível

Para que uma empresa cresça, é essencial que ela conte com bons profissionais, principalmente aqueles que estarão lidando diretamente com o público, alguém já disse que um cliente mal atendido faz a empresa perder pelo menos três potenciais clientes, já que o mal atendimento será disseminado pela pessoa insatisfeita.

Na revenda de combustível, os frentistas fazem esse papel de atendimento ao público, disposição e educação é o mínimo necessário para esses profissionais. Mas eles podem fazer mais para a empresa.

Os gestores das revendas(que em geral são os que fazem as contratações) podem através de uma pequena conversa e de um período de avaliação observar alguns perfis que podem fazer com que os frentistas tragam mais clientes, vendam mais produtos e consequentemente mais lucros. Abaixo listamos três perfis:

Comunicadores

São pessoas que possuem uma grande rede social e muito networking. Em geral, pessoas com esse tipo de perfil tem relacionamentos em múltiplas áreas e grupos, como família, igreja, escola, futebol e etc.
Ter um frentista com esse perfil é interessante porque ele pode trazer mais clientes devido a essa grande rede de contatos que ele tem. Aqui uma dica, em tempos digitais como o que vivemos, vale a pena dar uma pesquisada nas redes sociais do candidato a frentista e ver como anda o número de amigos e como ele se relaciona com eles.

Experts

É o tipo de pessoa que é especializado em determinado assunto, em nosso caso carro e combustível.
É o frentista que conhece as tendências do mercado, aquele que sabe a porcentagem de mistura que contém o combustível, que entende de carro e tudo o que envolve esse assunto.
Ter alguém com esse perfil no time dos frentistas irá trazer autoridade para revenda, os clientes irão retornar porque sabem que ali tem um expert no assunto e confiam no que esse profissional fala.

Vendedores

São os que convencem as pessoas a experimentar algo, com talento persuasivo.
É o que tem talento para vendas, é o profissional que tem a empatia e a habilidade de se conectar com o cliente, entender a necessidade e oferecer o produto certo para o cliente certo, podendo ser um lubrificante, uma paleta do limpador de para-brisa ou um refresco na conveniência por exemplo.
Esse frentista é o que vai ajudar a revenda a comercializar os agregados.

Conclusão

O mercado é extremamente competitivo, as revendas que tiverem um olhar global na forma de entregar o serviço para o consumidor, entendendo que é necessário melhorar os processos e os recursos internos com certeza irão se destacar.
E esse olhar global, deve ter uma atenção especial no time de frentistas que podem e devem fazer mais para a revenda.

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