fbpx

Vantagens e desvantagens de abrir um posto de combustível de bandeira branca

15/04/2016 | Para postos de combustível

O aumento de impostos sobre combustíveis no país afetou diretamente o bolso dos motoristas brasileiros neste ano. Os novos preços assustam quem costumava pagar cerca de R$ 2,90 por litro até janeiro, e a necessidade de economia nos gastos com transporte só aumenta. E é essa necessidade de economia que tem aumentado os clientes dos postos de bandeira branca. Quem antes só abastecia o veículo em postos de marcas como BR, Ale, Shell, Ipiranga, já abre mão da bandeira em prol do preço.

E os dois tipos de postos não se diferem apenas no valor. No estabelecimento bandeirado, existe uma espécie de publicidade conjunta, ou seja, graças à exposição da marca, o motorista que está acostumado a abastecer o veículo em um posto com determinada bandeira, vai abastecer em qualquer outro posto com a mesma bandeira.

É o chamado “valor agregado à marca”.

Essa exclusividade não existe nos postos de bandeira branca, ou seja, o proprietário tem a vantagem de comprar o combustível da distribuidora que oferecer o menor custo benefício. Mas vale ressaltar que, como essa exclusividade não existe, os postos sem bandeiras são obrigados pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) a exibir a marca do fornecedor nas bombas, o que comumente não é feito pelos postos. Comprando-se os combustíveis por preços mais baixos, fica mais fácil exercer preços competitivos, mas, e a qualidade?

Uma grande operação de fiscalização aconteceu na cidade de Florianópolis em janeiro deste ano e nenhum dos 127 postos de bandeira branca da cidade apresentou irregularidades quanto à qualidade dos combustíveis; o que indica que fatores como concorrência, exigência e conscientização do consumidor e fiscalização diminuíram consideravelmente a venda de combustíveis adulterados nos últimos anos.

Precisando de Comunicação Visual para seu posto Bandeira Branca?

Imatec - Comunicação Visual para Postos de Combustíveis

Custo benefício

É muito importante observar que, apesar da grande vantagem de atrair o público praticando os melhores preços do mercado, os postos de bandeira branca também trazem algumas responsabilidades a mais.

Geralmente as franquias financiam ou cobrem custos de elementos como manutenção do posto e das bombas de combustível, uniforme dos funcionários, transporte do combustível, entre outros. Quando o proprietário opta por não adotar uma bandeira, todos esses serviços e custos passam a ser próprios, inclusive o do caminhão para transporte de seus produtos. Ou seja, a vantagem a longo prazo de oferecer preços menores exige um investimento inicial maior.

Isso significa que o sucesso do empreendimento depende de muito planejamento.

Para analisar de fato qual é o melhor custo benefício, é preciso colocar no papel fatores como preços da concorrência, preços dos fornecedores, vantagens oferecidas – tanto pelas distribuidoras de bandeira branca quanto pelas marcas, custos com transporte, custos de manutenção e depreciação das bombas e máquinas para avaliar se a alta nas vendas cobre o valor dos outros benefícios.

E há ainda mais um ponto que deve ser observado também: o fato de que a maioria das distribuidoras de combustíveis de postos de bandeira branca realiza a venda por pagamentos à vista ou adiantados, ou seja, não é possível financiar ou pagar pelo fornecimento após vendê-lo. Por esse motivo a maioria dos postos de bandeira branca não aceita cartões de crédito, já que a espera pelo recebimento do dinheiro gerada por esse tipo de pagamento atrapalharia esse fluxo de caixa para a compra de combustíveis posteriormente. Fato que exige uma atenção especial à segurança, já que o volume de dinheiro no estabelecimento é maior, mas também facilita bastante o acompanhamento dos números e das contas da casa.

Artigos Relacionados
Glossário da comunicação visual para postos de combustíveis

Glossário da comunicação visual para postos de combustíveis

Muitas vezes donos e gestores de negócios se vêem diante da necessidade de contratar alguma espécie de serviço para o seu negócio, e no entanto, acabam esbarrando nas dezenas de particularidades e termos que só fazem sentido para o fornecedor daquela atividade...

Postos de bandeira branca: quais as vantagens desse nicho crescente?

Postos de bandeira branca: quais as vantagens desse nicho crescente?

Segundo dados de 2016 em uma pesquisa da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), 41,1% dos postos eram bandeira branca. Hoje, esse número atinge 48%, dos mais de 40 mil postos brasileiros. Em um momento incerto como o que estamos vivendo, é...