Venda da Rede Ale – O que seu posto tem a ver com isso?

No dia 12 de junho o Grupo Ultra informou que a sua subsidiária Ipiranga adquiriu a Distribuidora de Combustíveis Ale que possui em sua rede cerca de 2 mil postos com forte atuação na região nordeste do Brasil.

O negócio (até o momento desse artigo) precisa de aprova do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e dos acionistas da Ipiranga, mas especialistas já dão o negócio como concretizado.

Movimentação no mercado de revenda de combustíveis

A Ipiranga, segunda maior rede do setor, se aproximará mais da BR Distribuidora maior rede de postos de combustíveis do país. Com a aquisição, a Ipiranga e a Ale terão 18% de participação no mercado.

Além de ganharem expansão geográfica da rede Ipiranga, outros serviços como a lojas de conveniência AM/PM, a troca de óleo Jet Oil e outros serviços ganharão musculatura.

Obviamente, as fortes campanhas de publicidade e marketing que a Ipiranga já faz irão continuar e possivelmente estarão mais fortes.

Faço parte da Rede Ipiranga o que eu ganho com isso?

Se o seu posto já faz parte da Rede Ipiranga você poderá usar os benefícios de fazer parte da segunda maior rede de postos do setor e que está brigando com reais condições de se tornar a primeira, ações promocionais usando isso como argumento, pode aumentar a confiança do consumidor na bandeira e consequentemente o fluxo de veículos no posto.

Outro benefício que já podemos visualizar, tem relação com serviços que a Ipiranga já implantou no seu leque, inovações como o ConnectCar, pagamento eletrônico de pedágios e estacionamentos e também o aplicativo KM de vantagens, esses serviços agregados ganharão força com o aumento da rede e você revendedor bandeirado será beneficiado por clientes que já utilizam esses serviços.

E o meu posto o que tem a ver com isso?

Se você faz parte de outra rede, eu diria que o negócio é arregaçar as mangas, ajustar a parte administrativa e planejar mudanças no seu posto de combustível.

O mercado atual já é bastante complexo, margens pequenas, logística difícil, concorrência desleal, vários fatores dificultam a vida dos postos, fora a disputa com os “grandes players” do mercado que muitas vezes parece impossível de vencer.

Em um cenário de alta concorrência, pequenas atitudes podem te dar algumas vantagens competitivas que podem ajudar o seu estabelecimento a “morder” uma fatia considerável do mercado, independente de tamanho e bandeira.

  • Invista em treinamento dos frentistas

Esses profissionais são a “voz” do seu posto para os clientes.

Aqui não estou falando em frentistas educados, que recebem os clientes com uma saudação e se despedem com um agradecimento, isso é o mínimo a ser feito, e acredito que todos os gestores orientam isso, o meu ponto é treinar os frentistas a servir os clientes com excelência e ao mesmo tempo serem persuasivos para oferecerem serviços e produtos, que vão além do jargão “ Água e óleo está em ordem chefe? ”

  • Faça algo a mais para seus clientes

Em alguns países estrangeiros, é comum assim que o cliente faz o pedido, o frentista já perguntar se existe lixo no cinzeiro e dentro do veículo, entrega um pano úmido para o cliente tirar o pó do painel e já pede licença para limpar os vidros do veículo.

Não me lembro de receber esse tratamento em nenhum posto aqui no Brasil, atitudes como essas com certeza encantam os clientes.

  • Melhore a imagem do seu Posto de Combustível

Um pilar essencial para um posto de gasolina é a sua identidade visual, uma imagem mal cuidada automaticamente passa a percepção de um combustível de má qualidade, com a concorrência cada vez mais acirrada, ter a testeira, um totem e bombas do seu posto bem cuidada, podem fazer a diferença entre o cliente parar no seu estabelecimento ou não.

Conclusão

O setor está movimentado, ações diferenciadas podem lhe dar vantagem competitiva frente a concorrência e fazer diferença no fluxo do seu posto.

Alguém já disse: “ Loucura é fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes. ”

Sucesso e um abraço!

Equipe Imatec Visual

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