Postos de bandeira branca: quais as vantagens desse nicho crescente?

Segundo dados de 2016 em uma pesquisa da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), 41,1% dos postos eram bandeira branca. Hoje, esse número atinge 48%, dos mais de 40 mil postos brasileiros. Em um momento incerto como o que estamos vivendo, é necessário pensar estrategicamente e tomar medidas preventivas visando a estabilidade do seu negócio.

Diante desse cenário, entenda neste artigo:

  • Quais motivos estão por trás dessa movimentação crescente no mercado de postos de combustíveis?
  • Quais as vantagens em se tornar um posto bandeira branca?
  • Como os donos dos postos podem entrar no mercado competitivo construindo sua própria marca?

Número de postos bandeira branca aumenta no país

Acompanhando a crescente crise econômica que se instaurou no país em meados de 2014, o número de postos bandeira branca vem aumentando também, de acordo com Maria Aparecida Siuffo Schneider, presidente do Sindicom.

Isso se deve, segundo ela, ao fato de que os donos de postos decidiram abrir mão de alguma marca para obter uma maior flexibilidade de preços.
Com a queda nas vendas de combustíveis, a decisão de abandonar um contrato com um grande player está diretamente ligada a um fator de peso financeiro. Com essa estratégia, os donos de postos de combustíveis saem da cláusula exclusiva de comprar apenas de uma marca, possibilitando uma maior otimização de custos.

Vantagens em se tornar um posto de combustíveis bandeira branca

Muito mais que ganhar flexibilidade na hora de poder escolher seus fornecedores, possuir um posto bandeira branca significa em sua totalidade ter autonomia.

Aqui você comanda as rédeas do seu próprio negócio. 

Dessa forma, você pode:

  • Definir uma galonagem ideal que atenda às necessidades dos seus clientes;
  • Construir uma identidade visual e um relacionamento com o consumidor exclusivos;
  • Competir e se destacar da concorrência com serviços e produtos locais. 

Para saber mais, acesse aqui nosso infográfico de vantagens de possuir um posto de combustíveis bandeira branca.

Entrando no mercado competitivo com sua própria marca de postos de combustíveis

Existiu dentro do mercado de consumo de combustíveis a crença de que postos sem bandeiras vendiam recursos de origem duvidosa. Essa imagem negativa favoreceu as grandes distribuidoras, que passaram a ter um monopólio do mercado, diminuindo a concorrência.

Porém, a ANP possui órgãos fiscalizadores e submete os postos de combustíveis a um rígido controle de qualidade.  Sendo assim, podemos deixar para trás essa falsa ideia, bastando seguir as normas e identificar a bomba de abastecimento com as informações exigidas pela ANP e selo do Inmetro.

Além disso, você pode investir em uma comunicação direta com o consumidor final reforçando a qualidade de seus recursos.

Um outro ponto a ser reforçado agora que se desvinculou de um grande player, é trabalhar sua própria marca. Se diferenciar da concorrência requer a construção de uma identidade visual chamativa e marcante, que se conecte diretamente com seu público local. 

É preciso conhecer o seu público-alvo, a região que seu posto se localiza e criar experiências marcantes para o consumidor, desde a primeira interação com o seu negócio. Uma equipe alinhada aos valores da marca, produtos e serviços que agreguem na qualidade do seu atendimento e um bom relacionamento com o cliente. 

[Infográfico] – Disponível para Download/Acesso gratuito

Acesse nosso Infográfico GRATUITAMENTE, clicando na imagem acima, ou no botão abaixo:

Mais conteúdos

Quer melhorar a comunicação visual do seu posto de combustível?

Entre em contato conosco